Educação inclusiva e história oral: narrativas de professores sobre a deficiência na infância
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p161Palavras-chave:
Educação inclusiva, deficiência, história oral, identidade, narrativaResumo
Este artigo apresentará uma discussão sobre a educação inclusiva e noções de deficiência. As reflexões são resultado de um estudo que produziu quatro narrativas (registradas por meio da história oral) em que se revelaram concepções sobre a deficiência elaboradas por professores que convivem com crianças com deficiência. Os objetivos do texto são, portanto, apresentar um repertório teórico que dá base para as leituras feitas das entrevistas; refletir sobre como se produziu os registros por meio da história oral; e apontar reflexões iniciais sobre o que aparece em comum nessas narrativas dos professores. A análise inicial que apresentamos aqui se norteia pelas contribuições da linha de estudos teóricos chamados disability studies e pela leitura das narrativas. Tal diálogo permitiu compreender como se dá a construção de sentidos e de significados relacionados à criança com deficiência para esses sujeitos. O estudo preocupa-se com tais concepções, pois acredita que podem influenciar nos contextos de formação, no seu desenvolvimento humano e processos identitários.
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