Educação inclusiva e história oral: narrativas de professores sobre a deficiência na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p161

Palavras-chave:

Educação inclusiva, deficiência, história oral, identidade, narrativa

Resumo

Este artigo apresentará uma discussão sobre a educação inclusiva e noções de deficiência. As reflexões são resultado de um estudo que produziu quatro narrativas (registradas por meio da história oral) em que se revelaram concepções sobre a deficiência elaboradas por professores que convivem com crianças com deficiência. Os objetivos do texto são, portanto, apresentar um repertório teórico que dá base para as leituras feitas das entrevistas; refletir sobre como se produziu os registros por meio da história oral; e apontar reflexões iniciais sobre o que aparece em comum nessas narrativas dos professores. A análise inicial que apresentamos aqui se norteia pelas contribuições da linha de estudos teóricos chamados disability studies e pela leitura das narrativas. Tal diálogo permitiu compreender como se dá a construção de sentidos e de significados relacionados à criança com deficiência para esses sujeitos. O estudo preocupa-se com tais concepções, pois acredita que podem influenciar nos contextos de formação, no seu desenvolvimento humano e processos identitários.

 

 

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Biografia do Autor

Suzana Lopes Salgado Ribeiro, UNITAU - Universidade de Taubaté

Doutora em História Social pela USP. Professora da UNITAU. Pesquisadora de grupos de pesquisa como NEHO-USP, GENN-USP, CESIMA-PUC/SP e Educação: formação profissional, diversidade e metodologias-UNITAU.

Gisele Karina Leal, UNITAU - Universidade de Taubaté.

Psicanálista e Mestranda em Desenvolvimento Humano/UNITAU. Professora no curso de Psicopedagogia no Centro Salesiano, Lorena.

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Publicado

2016-05-01

Como Citar

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado; LEAL, Gisele Karina. Educação inclusiva e história oral: narrativas de professores sobre a deficiência na infância. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 1, p. 161–177, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p161. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1812. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático