A PRÁTICA EXTENSIONISTA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: esforços em prol de uma história pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p337

Palavras-chave:

Extensão universitária, Educação Patrimonial, História Pública.

Resumo

O presente artigo trata das possibilidades de perceber ações extensionistas universitárias enquanto via para a construção coletiva e plural do conhecimento histórico, dialogando com as proposições da História Pública. Para tal, explanaremos sobre as ações que envolvem o curso de Bacharelado em História da Universidade Federal do Cariri, sediado em Icó-CE, e a comunidade local. Por meio das ações de extensão, temos empreendido esforços que buscam debater experiências e leituras, bem como atividades práticas voltadas à população em torno de questões relacionadas à Educação Patrimonial. Essas oportunidades têm trazido à tona o debate sobre o processo de patrimonialização de bens locais, evidenciando demandas variadas por parte da comunidade e do corpo discente do curso de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Patrícia Alcântara Bezerra, Universidade Federal do Cariri

Professora substituta de História da Universidade Federal do Cariri. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco.  E-mail: <patyalcantara11@hotmail.com>

Jucieldo Ferreira Alexandre, Universidade Federal do Cariri

Professor de História da Universidade Federal do Cariri. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Coordena, junto com a Profª. Priscilla Régis Cunha de Queiroz, a ação de extensão “Entre as páginas da história do Icó: oficinas sobre fontes históricas e educação patrimonial”.  E-mail: <jucieldo.alexandre@ufca.edu.br>.

Priscilla Régis Cunha de Queiroz, Universidade Federal do Cariri

Professora de História da Universidade Federal do Cariri. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Coordenou a ação de extensão “Diálogos Sobre o Patrimônio”. E-mail: <priscilla.queiroz@ufca.edu.br>.

Referências

ABREU, Martha. Cultura Imaterial e Patrimônio Histórico Nacional. IN: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel; e GONTIJO, Rebeca. Cultura Política e Leituras do Passado: historiografia e ensino de história. Editora Civilização Brasileira, 2007.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. 2ª ed. Lisboa: Edições 70, 2014.

CHUVA, Márcia. Preservação do patrimônio cultural no Brasil: uma perspectiva histórica, ética e política. In. CHUVA, Márcia; NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos (Org.). Patrimônio Cultural: políticas e perspectivas de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.

FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim, Educação Patrimonial: um processo de mediação. In. TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012, p. 22-29.

FONSECA, Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In. ABREU, Regina; CHAGAS, Mário (Org.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009, p. 59-79.

FREITAS, Itamar. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História: anos iniciais. São Cristóvão-SE: Editora UFS, 2010.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTISTICO NACIONAL. Icó: estudo para o tombamento federal. Fortaleza-CE: 4ª Coordenação Regional do IPHAN (CE/RN), 1997. Vol. 1.

LONDRES, Cecília. O Patrimônio Cultural na formação das novas gerações: algumas considerações. In. TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012, p. 14-21.

MACIEL, Lucas Ramalho. Política Nacional de Extensão: Perspectivas Para a Universidade Brasileira. In. Revista ParticipAção. Brasília: UnB, 2010. Disponível em: < http://periodicos.unb.br/index.php/participacao/article/view/5968/4940> Acesso: 10 de dezembro de 2017.

NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. O Patrimônio em Questão. Proj. História. São Paulo, 2000.

NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade. Ano IV, n. 7. Barbacena - julho/dezembro 2011, p. 119-133.

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

ORIÁ, Ricardo. Memória e Ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. 11ª ed. São Paulo: Contexto. 2006, p. 128-148.

PAIM, Elison Antonio; GUIMARÃES, Maria de Fátima. História, cultura e patrimônios regionais: construindo e registrando saberes e práticas. In. GIL, Carmem Zeli de Vargas; TRINDADE, Rhuan Targino Zaleski (Org.). Patrimônio Cultural e Ensino de História. Porto Alegre: Edelbra, 2014, 91-109.

SANTOS, Renato Quintino dos. Educação e Extensão. Petrópolis: Vozes, 1986.

SCHITTINO, Renata. O conceito de público e o compartilhamento de história. In. MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Râbelo de; SANTHIAGO, Ricardo (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. Rio de Janeiro: Letra e Voz, 2016, p. 37-46.

SANTHIAGO, Ricardo. “A história pública é a institucionalização de um espírito que muitos historiadores têm tido, por milhares de anos”: uma entrevista com David King Dunaway sobre História Oral, História Pública e o passado nas mídias. In. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, v. 07, n. 07, set. 2016.P.213 - 214. Disponível em: < http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/25607> Acesso em: 29 de set de 2016.

Publicado

2017-04-01

Como Citar

BEZERRA, Cícera Patrícia Alcântara; ALEXANDRE, Jucieldo Ferreira; QUEIROZ, Priscilla Régis Cunha de. A PRÁTICA EXTENSIONISTA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: esforços em prol de uma história pública. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 337–364, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p337. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3428. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático