#UERJRESISTE: relatos digitales de formación en tiempos de crisis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p92

Palavras-chave:

relatos digitales, formación, cibercultura, resistencia

Resumo

A cibercultura, que é a nossa cultura contemporânea, emerge das relações entre as tecnologias digitais em rede e a vida cotidiana. Novas práticas de autoria se estruturam e se desenvolvem nos espaçostempos online. A hipermídia e a liberação do polo de emissão possibilitaram não somente uma nova maneira de contar histórias, como também de compartilhá-las e difundi-las em rede, diversificando, assim, as formas de narrar. Partindo desse contexto, buscamos compreender as narrativas digitais que estudantes e professores da UERJ produziram sobre suas histórias pessoais de formação nessa instituição, desencadeados pela crise que o governo do estado lhe impingiu. Crise iniciada no 2º semestre de 2014 e que perdura até os dias atuais, março de 2017. O movimento de repúdio e luta #UERJresiste mostra como as redes sociais na Internet atuam como espaços de autoria nos quais a indignação e a esperança dão lugar a múltiplas manifestações. Dentro desse movimento, a campanha #SouUERJ surge como um dispositivo de protesto, que utiliza a potência das narrativas digitais e da linguagem hipermidiática, deixando como resultado uma criação potente de posicionamento, luta e resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edméa Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT. Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Email: edmeabaiana@gmail.com.

Referências

ALVES, Nilda. A narrativa como método na história do cotidiano escolar. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Anais: Educação no Brasil: história e historiografia. Río de Janeiro, 2000.

BRUNER, Jerome. Fabricando Histórias: Direito, Literatura, Vida. São Paulo: Letra e Voz, 2014.

LAMBERT, Joe. Digital Storytelling: capturing lives, creating community. Berkeley: Digital Diner Press, 2002.

LEMOS, André. O futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. Lemos, A e Lévy, P. São Paulo: Paulus, 2010.

MADDALENA, Tania.; SEVILLA PAVÓN, Ana. El Relato Digital como propuesta pedagógica en la formación continua de profesores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 65, p.149-160, jul. 2014. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie65a09.pdf> (Acesso em 15/04/16).

SANTAELLA, Lucia. Linguagens liquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua. Repercuções na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Lisboa, Portugal: Whitebooks, 2014.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: Sousa, E., C. de e Abrahão, M.H. (Orgs) Tempos, Narrativas e Ficções: a invenção de si. Salvador: EDUNEB, 2006.

THOMSON, Alistair. Recompondo a memória – questões sobre a relação entre a história oral e as memórias. Projeto Historia, São Paulo, n.15: Ética e História Oral, p.13-33, abr.1997.

Publicado

2017-07-01

Como Citar

MADDALENA, Tania Lucía; SANTOS, Edméa. #UERJRESISTE: relatos digitales de formación en tiempos de crisis. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 92–115, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p92. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3488. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático