#UERJRESISTE: relatos digitales de formación en tiempos de crisis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p92

Palavras-chave:

relatos digitales, formación, cibercultura, resistencia

Resumo

A cibercultura, que é a nossa cultura contemporânea, emerge das relações entre as tecnologias digitais em rede e a vida cotidiana. Novas práticas de autoria se estruturam e se desenvolvem nos espaçostempos online. A hipermídia e a liberação do polo de emissão possibilitaram não somente uma nova maneira de contar histórias, como também de compartilhá-las e difundi-las em rede, diversificando, assim, as formas de narrar. Partindo desse contexto, buscamos compreender as narrativas digitais que estudantes e professores da UERJ produziram sobre suas histórias pessoais de formação nessa instituição, desencadeados pela crise que o governo do estado lhe impingiu. Crise iniciada no 2º semestre de 2014 e que perdura até os dias atuais, março de 2017. O movimento de repúdio e luta #UERJresiste mostra como as redes sociais na Internet atuam como espaços de autoria nos quais a indignação e a esperança dão lugar a múltiplas manifestações. Dentro desse movimento, a campanha #SouUERJ surge como um dispositivo de protesto, que utiliza a potência das narrativas digitais e da linguagem hipermidiática, deixando como resultado uma criação potente de posicionamento, luta e resistência.

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Biografia do Autor

Edméa Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga pela UCSAL, mestre e doutora em Educação pela UFBA. Pós-doutora em e-learning e EAD pela UAB-PT. Professora adjunto da Faculdade de Educação da UERJ. Atua no PROPED - Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ. Email: edmeabaiana@gmail.com.

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

MADDALENA, Tania Lucía; SANTOS, Edméa. #UERJRESISTE: relatos digitales de formación en tiempos de crisis. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 92–115, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p92. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3488. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático