A IMPLEMENTAÇÃO DOS EXERGAMES NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL: percorrendo outros percursos e traçando outras formas de fazer o cuidado
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p229Palavras-chave:
Reabilitação psicossocial, Jogos digitais, CAPS, Exercício físico, Formas de apropriaçãoResumo
O contexto da Saúde Mental é marcado por mobilizações que visam a reestruturação do modelo assistencial às pessoas em sofrimento psíquico. Para instituir ações que apoiem a busca pela autonomia dos usuários dos serviços de atenção à saúde mental, surgem as oficinas terapêuticas, que são atividades desenvolvidas em grupo com a presença e orientação de profissionais, constituindo a principal forma de tratamento oferecida nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo desse relato de experiência foi verificar a avaliação do uso dos videogames que utilizam o movimento do corpo humano como mecanismo de interação – exergames – por pessoas em processo de reabilitação psicossocial de um CAPS do município de Maceió-AL. Foram desenvolvidas quatro oficinas terapêuticas com os exergames, com o intuito de proporcionar práticas corporais para pessoas em sofrimento psíquico. Quatro usuários do CAPS participaram dos encontros. Após analisar as oficinas, pode-se considerar que os exergames constituem uma ferramenta potencial a ser implementado no processo de reabilitação de pessoas em sofrimento psíquico, possibilitando outras formas de realizar o cuidado no âmbito da Saúde Mental.
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