Do impresso ao digital: a história do Jornal do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p230

Palavras-chave:

Jornal do Brasil, Imprensa, Jornalismo Digital, História do Jornalismo., Jornalismo Impresso

Resumo

O trabalho propõe uma análise comparativa dos formatos impresso e online do Jornal do Brasil (JB), a fim de investigar as transformações no perfil editorial do periódico a partir de sua transição definitiva para a plataforma digital, que ocorreu em 2010. Ao todo, foram analisadas 14 publicações do JB, entre impressas e digitais, buscando uma análise comparativa das edições nas duas mídias. O presente artigo apresenta um resgate da história do JB. Além disso, expõe a análise descritiva, com base nos indicadores de identidade levantados em revisão bibliográfica específica e, posteriormente, apresenta os resultados obtidos, tecendo comparações entre os formatos.

 

 

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Biografia do Autor

Ana Cristina Menegotto Spannenberg, Universidade Federal de Uberlândia

Jornalista, professora do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e doutora em Ciências Sociais (UFBA). E-mail : anaspann@gmail.com

Cindhi Vieira Belafonte Barros, Universidade Federal de Uberlândia

Jornalista, pós-graduanda em Comunicação e Marketing Político pela Universidade Estácio de Sá (2014/2015) e bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (2013).

Referências

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

SPANNENBERG, Ana Cristina Menegotto; BELAFONTE BARROS, Cindhi Vieira. Do impresso ao digital: a história do Jornal do Brasil. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 230–250, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p230. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1693. Acesso em: 26 abr. 2024.