NAS FRONTEIRAS DA HISTÓRIA: Memória, Gênero e Cinema em Europa e América
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p20Palavras-chave:
editorialResumo
O dossiê que ora apresentamos, em torno das complexas relações entre a Memória, o Gênero e o Cinema, visa criar oportunidades para a produção de temáticas sobre a História, as Relações de Gênero e a Comunicação, com foco em metodologias que permitam a interdisciplinaridade, envolvendo estes cinco eixos.
Downloads
Referências
AMARANTE, M. I.; VARELA, S. I. RÁDIO COMUNITÁRIA NA TRÍPLICE FRONTEIRA: participação étnica e de gênero na Rádio Norte FM. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 270-291, 31 ago. 2016.
BELMINO, S. H.; CARVALHO, A. FORTALEZA NA COPA DO MUNDO: a visão dos turistas estrangeiros sobre a cidade no jornalismo local. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 246-269, 31 ago. 2016.
CÔTÉ, D. GUARDA COMPARTILHADA E SIMETRIA NOS PAPÉIS DE GÊNERO: novos desafios para a igualdade de gênero. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 182-198, 31 ago. 2016.
DO NASCIMENTO, S. M.; COLLING, L. CORPOS DISSIDENTES: o documentário da subversão no interior do nordeste brasileiro. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 28-42, 31 ago. 2016.
DO VALE, S. O IMPÉRIO CONTRA-ATACA: narrativas políticas, alegorias midiáticas & ativismo. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 199-220, 31 ago. 2016.
FERNÁNDEZ PENAS, M. EL CINE COMO CREADOR DE IDENTIDADES NACIONALES. Un recorrido por el cine vasco de los años ochenta a través de la filmografía del cineasta Pedro Olea. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 102-118, 31 ago. 2016.
FREITAS, P. O. DE. UM MUNDO DE PRINCESAS E SUPER-HERÓIS: representações de gênero em encarte publicitário. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 163-181, 31 ago. 2016.
LLANOS, Bernardita, y GOETSCHEL, Ana María, eds., Fronteras de la memoria: cartografías de género en artes visuales, cine y literatura en las Américas y España, Santiago, Editorial Cuarto Propio, 2012.
LONGHI, L. EL MOMENTO DE LA VERDAD (ROSI, 1965): fragmentos de España. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 83-101, 31 ago. 2016.
MARCOS RAMOS, M. EL REFLEJO DE LA SOCIEDAD FRANQUISTA EN EL CINE DE JUAN ANTONIO BARDEM: Muerte de un ciclista (1955) y Calle Mayor (1956). Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 62-82, 31 ago. 2016.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares, In. Projeto História, São Paulo, PUC, nº 10, pág. 9, dezembro de 1993.
ORLANDO, S. M. G.; RIBEIRO DA SILVA, C. P. OS CONTOS DE FADA NA FICÇÃO SERIADA “ONCE UPON A TIME”: o uso da transficcionalidade em perspectiva mnemônica. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 138-162, 31 ago. 2016.
OTHON, R. A. DE A.; COELHO, M. DAS G. P. COMUNICAÇÃO DE MARCAS EM REDES SOCIAIS NA INTERNET: Estilos de Abordagem Publicitária no Instagram. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 221-245, 31 ago. 2016.
PRADO, M. P. DO. JOVENS JORNALISTAS E O CONSUMO DE INFORMAÇÃO IMEDIATA NAS REDES SOCIAIS. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 292-307, 31 ago. 2016.
REZENDE, S. A.; PORTO JUNIOR, F. G. R. FORMAÇÃO E PESQUISA EM CIBERJORNALISMO: o olhar de Gerson Luiz Martins. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 348-355, 31 ago. 2016.
SANTOS, J. V. DOS; CAMPOS, O. A. A PRESENÇA MARANHENSE EM PALMAS-TOCANTINS: identidade social, estigma e preconceito. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 308-324, 31 ago. 2016.
SEABRA, J. H. DOS S. PERCEÇÕES DO IMPÉRIO COLONIAL NA FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA PORTUGUESA (1945-1974). Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 119-137, 31 ago. 2016.
SILVA, J. N. DA. A CULPA É DA MULHER: O Anticristo, de Lars von Trier. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 43-61, 31 ago. 2016.
TRAVERSO, Enzo, O passado, modos de usar. Lisboa: Edições Unipop, 2012.
VIZOLLI, I.; PRADO, K. D. DO; GOMES, D. A. O CONTEXTO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ARRAIAS, TO. Revista Observatório , v. 2, n. 3, p. 325-347, 31 ago. 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.