Construindo a memória e identidade no Tocantins
Palavras-chave:
comunicação, educação, jornalismoResumo
Resenha do Livro: SANTOS, José Vandilo. Memória e identidade. Curitiba: Appris, 2015.O professor José Vandilo dos Santos é antropólogo (UFPB) e Doutor em História Social (UFRJ). Tem se especializado em estudos sobre identidades; sua dissertação de Mestrado está relacionada a essa temática; trata-se de um estudo sobre povos quilombolas no interior da Paraíba, mais precisamente no Município de Santa Luzia, estado da Paraíba. O trabalho foi intitulado: Negros do Talhado - um estudo sobre identidade étnica de uma comunidade rural, Campina Grande: UFPB, 1998.
O autor dá continuidade aos estudos sobre identidades em sua tese de doutorado, também a partir de uma comunidade rural. A obra publicada em 2015 tem como título Memória e Identidade. Trata-se de um estudo sobre o deslocamento de um povoado conhecido como Canela. Esse povoado foi atingido pela construção de uma Usina Hidrelétrica, a Usina do Lajeado, em 2001. Com a construção os ribeirinhos do Canela tiveram que sair para Palmas, cidade em processo de desenvolvimento, a qual se torna o lugar onde esses remanescentes vão ter, definitivamente, uma nova vida muito, diferente daquela que estavam acostumados a viver.
Downloads
Referências
SANTOS. José Vandilo dos. Negros do Talhado: um estudo sobre identidade
étnica de uma comunidade rural. Campina Grande: UFPB, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.