ESPAÇO, FAMÍLIA E TRABALHO: a publicidade de um país em transformação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p322Palavras-chave:
Consumo, Marketing, Publicidade, Segmentação, SemióticaResumo
As imensas transformações por que o Brasil vem passando na última década -
ligadas, como se sabe, ao consumo - têm trazido grandes desafios ao marketing e,
consequentemente, à publicidade. Este trabalho pretende discutir, a partir de um
olhar interpretativo, como esse novo panorama sociocultural tem se manifestado em termos sígnicos na propaganda brasileira, subvertendo questões básicas, como
segmentação demográfica e posicionamento. A partir da perspectiva analítica da
semiótica e com os referenciais teóricos da antropologia do consumo, discutimos de que maneira os imaginários da elite e do popular se manifestam na publicidade
brasileira atual, demarcando dois mundos que se completam entre si, entre os quais se transita e a partir dos quais talvez se possa compreender as dinâmicas do
consumo contemporâneo.
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