ESPAÇO, FAMÍLIA E TRABALHO: a publicidade de um país em transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p322

Palavras-chave:

Consumo, Marketing, Publicidade, Segmentação, Semiótica

Resumo

As imensas transformações por que o Brasil vem passando na última década -
ligadas, como se sabe, ao consumo - têm trazido grandes desafios ao marketing e,
consequentemente, à publicidade. Este trabalho pretende discutir, a partir de um
olhar interpretativo, como esse novo panorama sociocultural tem se manifestado em termos sígnicos na propaganda brasileira, subvertendo questões básicas, como
segmentação demográfica e posicionamento. A partir da perspectiva analítica da
semiótica e com os referenciais teóricos da antropologia do consumo, discutimos de que maneira os imaginários da elite e do popular se manifestam na publicidade
brasileira atual, demarcando dois mundos que se completam entre si, entre os quais se transita e a partir dos quais talvez se possa compreender as dinâmicas do
consumo contemporâneo. 

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Biografia do Autor

Bruno Pompeu, Istituto Europeo di Design - IED-SP

Publicitário, formado pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo se dedicado, nos últimos dez anos, aos estudos do consumo e da comunicação, tendo por base teórico-metodológica a semiótica. É professor do Istituto Europeo di Design (IED-SP) em nível de graduação e pós-graduação, além de ministrar aulas de semiótica, antropologia, comunicação e consumo em nível de pós-graduação em diversas instituições de ensino, como USP, FIA, Senac, Trevisan e Belas Artes. Atua como consultor de pesquisa de mercado em semiótica, tendo já atendido a várias agências de publicidade, institutos de pesquisa e empresas, como Natura, Sadia, Unilever, Nestlé, Record, Josapar, GM, Fiat, Brastemp etc., muitas vezes acompanhando sua orientadora, a Prof.ª Dr.ª Clotilde Perez. É responsável pelas pesquisas em semiótica do instituto de pesquisa Ibope. É sócio fundador da Casa Semio, espaço dedicado exclusivamente às pesquisas (científicas e de mercado) em semiótica. E-mail: brupompeu@gmail.com

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Publicado

2016-10-30

Como Citar

POMPEU, Bruno. ESPAÇO, FAMÍLIA E TRABALHO: a publicidade de um país em transformação. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 4, p. 322–345, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p322. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2368. Acesso em: 22 dez. 2024.