INFLUÊNCIA DA TWITCH NA PUBLICIDADE: Adaptação empresarial no streaming

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a10pt

Palavras-chave:

redes sociais, publicidade, marketing de influência, comportamento do consumidor

Resumo

Com o surgimento de novas plataformas e o avanço da internet, a publicidade precisou se adaptar para alcançar o público de forma efetiva. A plataforma Twitch se destacou nesse contexto permitindo transmissões ao vivo e interação com o público. O Itaú lançou o Player’s Bank (2022), demonstrou uma estratégia de marketing sólida, direcionado ao público gamer, e se adaptou às características desse mercado, utilizando influenciadores e linguagem adequada para conquistar os públicos. Utilizando da netnografia categorizamos em três pontos importantes para a efetividade das campanhas, credibilidade, estratégia e resultados. Constata-se que é importante reconhecer o impacto dos avanços tecnológicos nas produções de publicidades, com intuito de entender a mudança de comportamento dos consumidores.

Downloads

Biografia do Autor

Cristóvão Domingos de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS), mestre em Educação (Unisinos) e graduado em Relações Públicas (PUC-Campinas/SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea da Univesidade Federal de Mato Grosso.

Maria Amiden dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, bolsista de Iniciação Científica na Universidade Federal de Mato Grosso. 

Referências

Conheça o Programa de Parceiro Twitch. Twitch, Ano da Publicação. Disponível em: <https://www.twitch.tv/p/pt-br/partners/>. Acesso em: 17 maio 2023.

DRUBSCKY, Luiza. Entenda o que é hashtag (#) para que elas servem e como utilizá-las. Rock Content, 2019. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-hashtag/>. Acesso em: 17 maio 2023.

FERREIRA JUNIOR, Achiles Batista; AZEVEDO, Ney Queiroz De. Marketing digital: uma análise do mercado. Curitiba: InterSaberes, 2015.

GALVÃO, Alexandre. Glossário Gamer: Aprenda os principais termos, gírias e siglas deste universo. GamerBlast, 2021. Disponível em: <https://www.gameblast.com.br/2021/10/especial-glossario-gamer-termos-girias-siglas-termos-vocabulario.html>. Acesso em: 17 maio 2023.

Gaules e Tribo no Itaú: #IssoMudaOGame. Youtube, 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sDKwuasy_1o>. Acesso em: 17 maio 2023.

Gigante dos games: Loud lança parceria com Itaú. Loud, 2021. Disponível em: <https://loud.gg/posts/itau-loud>. Acesso em: 17 maio 2023.

Itaú fecha parceria com maior streamer brasileiro do mundo. Grandes Nomes da Propaganda, 2022. Disponível em: <https://grandesnomesdapropaganda.com.br/mercado-digital/itau-fecha-parceria-com-maior-streamer-brasileiro-do-mundo/>. Acesso em: 17 maio 2023.

ITAÚ | LOUD + ITAÚ - Isso muda o Game. Youtube, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z4Bpy_Msato>. Acesso em: 17 maio 2023.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

KOZINETS, Robert V. Netnography: doing ethnographic research online. Los Angeles: SAGE, 2010.

KOZINETS, Robert V. Netnography: Redefined. Los Angeles: SAGE, 2015.

LONGO, Walter. Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram. São Paulo: HSM do Brasil, 2014.

Player's Bank. Instagram, Ano da Publicação. Disponível em: <https://www.instagram.com/playersbank/>. Acesso em: 17 maio 2023.

Player's Bank. Player's bank. Disponível em: <https://playersbank.com.br>. Acesso em: 17 maio 2023.

Autor. Player's Bank. TikTok, 2022. Disponível em: <https://vm.tiktok.com/ZM2BFUcCp/>. Acesso em: 17 maio 2023.

Perguntas frequentes sobre oferta de anúncios. Twitch, Ano da Publicação. Disponível em: <https://help.twitch.tv/s/article/ad-offer-faq?language=pt_BR>. Acesso em: 17 maio 2023.

Player’s Bank o banco que joga junto. Youtube, 2022. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ifkTfPbI38E>. Acesso em: 17 maio 2023.

Publicado

2024-11-30

Como Citar

ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; SANTOS, Maria Amiden dos. INFLUÊNCIA DA TWITCH NA PUBLICIDADE: Adaptação empresarial no streaming . Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a10, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a10pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/16817. Acesso em: 1 abr. 2025.