IMAGES OF PALMAS: cultural consumption in profile @descubraotocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2022v8n1a4en

Palavras-chave:

Palmas, imagem, consumo cultural

Resumo

O presente artigo busca analisar o consumo cultural da imagem de Palmas, capital do estado do Tocantins, a partir da divulgação institucional das imagens da cidade publicadas no perfil do Instagram @descubraotocantins gerido pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Estado do Tocantins.  A pesquisa foi realizada a partir da coleta de imagens da capital postadas no perfil. Foi efetuada análise crítica e de conteúdo das imagens com o objetivo de propor reflexões sobre o consumo cultural das imagens. A análise apontou para uma seleção limitada e muitas vezes repetida com alternância de ângulos, selecionadas de forma aleatória de terceiros. Pode-se afirmar que a ausência de produção imagética própria do perfil limita a diversidade que a cidade oferece e que poderiam apresentar potencial turístico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Neila de Jesus. A Imagem dos Cartões postais de Salvador – Bahia em Exposição (1920 a 1940). 2017. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28838. Acesso em: 12 jan. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Design em Espaços. São Paulo: Edições Rosari, 2002.

FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Os Significados Urbanos. São Paulo: Editora USP/Fapesp, 2000.

GASTAL Susana. Lazer e a animação turística em cidades médias. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 39-53, ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/450/293. Acesso em: 12 jan. 2021.

GOMES, Lucas Ferreira. Informações Técnicas. Destinatária: Luciélia de Aquino Ramos. Palmas, 22 de julho de 2020. 1 mensagem eletrônica.

LEITE, Amanda M. P.; SILVA, Renata Ferreira da. Desvio: a cidade posta em cartões. Revista ClimaCom Cultura Científica – pesquisa, jornalismo e arte. Campinas, SP, a. 4, n. 8., s. p., 2017. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/desvio-a-cidade-posta-em-cartoes/. Acesso em: 12 jan. 2021.

OLIVEIRA, Frederico Salomé de. “Aquela vida véia dali num é a vida daqui”: as influências da Igreja Católica e as consequências da modernidade e urbanização na religiosidade dos antigos Mmoradores do Povoado Canela, em Palmas - TO. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciência, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/151308. Acesso em: 12 jan. 2021.

REIS, Patrícia Orfila Barros dos. Modernidades tardias no cerrado – arquitetura e urbanismo na formação de Palmas. Florianópolis: Insular, 2018.

SANTOS, Anderson Alves dos. Frente, verso e reverso de um cartão-postal: leituras de paisagens da Praça Nossa Senhora da Boa Viagem – Recife – PE. 2007. 170f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007. Disponível em: https://www.ufpb.br/ppgg/contents/documentos/dissertacoes/anderson_alvespdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

SEGAWA, Hugo. Palmas, cidade nova ou apenas uma nova cidade? Revista Projeto, São Paulo, n. 146, p. 94-109, 1990-1991.

SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TOCANTINS. ADETUC – Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa. Plano de marketing turístico estratégico e operacional dos polos do Cantão, Jalapão e Palmas: polo turístico de Palmas. Disponível em: https://adetuc.to.gov.br/desenvolvimento-do-turismo/promocao/plano-de-marketing/. Acesso em: 12 fev. 2021.

TOCANTINS. ADETUC – Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa. Revista Promocional. Disponível em: https://adetuc.to.gov.br/desenvolvimento-do-turismo/promocao/descubra-o-tocantins-/ Acesso em: 12 fev. 2021.

VARGAS LLOSA, Mario. A civilização do espetáculo: uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

VIEIRA, Mariela Pitombo. O Campo da Cultura. Gestão Cultural – Conceitos Básicos – Etapa I, Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos Ministério da Cultura – MinC, 2013.

Publicado

2022-02-01

Como Citar

RAMOS, Luciélia de Aquino; MARA MIRANDA , Cynthia. IMAGES OF PALMAS: cultural consumption in profile @descubraotocantins. Revista Observatório , [S. l.], v. 8, n. 1, p. a4en, 2022. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2022v8n1a4en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/14981. Acesso em: 14 nov. 2024.