WEB SCRAPING E CIÊNCIA DE DADOS NA PESQUISA APLICADA EM COMUNICAÇÃO: um estudo sobre avaliações online
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a1ptPalavras-chave:
Avaliações online, raspagem de dados, web scraping, ciência de dados, comunicaçãoResumo
O web scraping se apresenta hoje como técnica valiosa para a obtenção de insights de grandes bases de dados como as decorrentes, por exemplo, da interação de usuários com a web e redes sociais, cujas informações seriam de difícil coleta e análise por meio de métodos manuais. Neste estudo aplicado, demonstrou-se a contribuição do desenvolvimento e uso de um protótipo de ferramenta para raspagem de dados de avaliações online feitas no Google Maps. O objetivo foi investigar como essas avaliações podem influenciar comportamentos dos usuários da plataforma. Dentre os resultados, observou-se que a leitura e postagem de avaliações suscitou nos usuários do Google Maps investigados reflexões sobre formação de opinião, motivações e senso crítico.
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