WEB SCRAPING E CIÊNCIA DE DADOS NA PESQUISA APLICADA EM COMUNICAÇÃO: um estudo sobre avaliações online

Autores

  • Marcello Tenorio de Farias Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Alan César Belo Angeluci USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Brasilina Passarelli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a1pt

Palavras-chave:

Avaliações online, raspagem de dados, web scraping, ciência de dados, comunicação

Resumo

O web scraping se apresenta hoje como técnica valiosa para a obtenção de insights de grandes bases de dados como as decorrentes, por exemplo, da interação de usuários com a web e redes sociais, cujas informações seriam de difícil coleta e análise por meio de métodos manuais. Neste estudo aplicado, demonstrou-se a contribuição do desenvolvimento e uso de um protótipo de ferramenta para raspagem de dados de avaliações online feitas no Google Maps. O objetivo foi investigar como essas avaliações podem influenciar comportamentos dos usuários da plataforma. Dentre os resultados, observou-se que a leitura e postagem de avaliações suscitou nos usuários do Google Maps investigados reflexões sobre formação de opinião, motivações e senso crítico.

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Biografia do Autor

Marcello Tenorio de Farias, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com título obtido em 2020. Também é especialista em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA - USP (2018). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Oswaldo Cruz (2015) e extensão em Prática e Didática no Ensino Superior pela USP (2018). Docente em disciplinas voltadas a comunicação digital, marketing, criação publicitária e direção de arte (pacote Adobe) no curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Oswaldo Cruz, e das disciplinas de Gestão de Mídias Sociais, E-commerce e Conteúdo Digital na pós-graduação (especialização) em Marketing Digital da UMC, além de ser docente efetivo nos cursos técnicos em comunicação e marketing do Centro Paula Souza e do Senac SP. Também leciona e palestra em cursos na área de Marketing, Marketing Digital, Comunicação e Branding. Profissional com mais de 9 anos de experiência generalista em marketing e comunicação, atuando diretamente com marketing digital, marketing de conteúdo, relações públicas, branding e posicionamento de marca, coordenação e criação de campanhas, mídias sociais, comunicação mercadológica, relacionamento e coordenação de agência de propaganda para ações on e offline, entre outras experiências. Atualmente, também possui uma consultoria especializada em marketing digital e comunicação. 

Alan César Belo Angeluci, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor permanente no PPGCOM (Linha de Pesquisa 'Produção e Recepção da Informação Pública'), PPGE (Linha de Pesquisa 'Formação docente e profissionalidade') e na Graduação em Comunicação Social (Escola da Indústria Criativa) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Cursa especialização em Ciência de Dados pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP). Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e no Moody College of Communication da University of Texas at Austin (EUA). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em "TV Digital: Informação e Conhecimento" pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É líder do Smart Media & Users, cadastrado no diretório de grupos de pesquisas do CNPq. Foi coordenador do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom (2017 até 2020). Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital, Interação Humano-Computador (IHC) e Ciência de Dados.

Brasilina Passarelli, Universidade de São Paulo

Professora Titular pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e Diretora (2021-2024). Coordenadora Científica do NACE Escola do Futuro - USP. Vice-Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA. Docente permanente do PPGCOM ECA/USP. Doutora em Comunicação pela ECA/USP com período sanduíche na Michigan State University. Realizou estudos de pós- doutorado na Universidad Carlos III de Madrid. Foi Diretora de Marketing para a Educação da Apple Computer Brasil. linapassarelli2@gmail.com.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

TENORIO DE FARIAS, Marcello; ANGELUCI, Alan César Belo; PASSARELLI, Brasilina. WEB SCRAPING E CIÊNCIA DE DADOS NA PESQUISA APLICADA EM COMUNICAÇÃO: um estudo sobre avaliações online. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 3, p. a1pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11741. Acesso em: 21 nov. 2024.