ESPAÇO, FAMÍLIA E TRABALHO: a publicidade de um país em transformação
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p322Mots-clés :
Consumo, Marketing, Publicidade, Segmentação, SemióticaRésumé
As imensas transformações por que o Brasil vem passando na última década -
ligadas, como se sabe, ao consumo - têm trazido grandes desafios ao marketing e,
consequentemente, à publicidade. Este trabalho pretende discutir, a partir de um
olhar interpretativo, como esse novo panorama sociocultural tem se manifestado em termos sígnicos na propaganda brasileira, subvertendo questões básicas, como
segmentação demográfica e posicionamento. A partir da perspectiva analítica da
semiótica e com os referenciais teóricos da antropologia do consumo, discutimos de que maneira os imaginários da elite e do popular se manifestam na publicidade
brasileira atual, demarcando dois mundos que se completam entre si, entre os quais se transita e a partir dos quais talvez se possa compreender as dinâmicas do
consumo contemporâneo.
Téléchargements
Références
DAMATTA, Roberto. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
CANEVACCI, Massimo. Publicidade transitiva: para minorias não-minoritárias. In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
CARDOSO, Fernando Henrique. Pensadores que inventaram o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação de famílias brasileiras dob o regime da economia patriarcal. 51. ed. São Paulo: Global, 2006.
KAMAKURA, Wagner A.; MAZZON, José Afonso. Estratificação socioeconômica e consumo no Brasil. São Paulo: Blucher, 2013.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MEIRELLES, Renato; ATHAYDE, Celso. Um país chamado favela: a maior pesquisa já feita sobre a favela brasileira. São Paulo: Gente, 2014.
NERI, Marcelo. A nova classe média: o lado brilhante da base da pirâmide. São Paulo: Saraiva, 2011.
ROCHA, Everardo; PEREIRA, Cláudia (orgs.). Cultura e imaginação publicitária. Rio de Janeiro: Mauad, 2013.
ROCHA, Everardo. Representações do consumo: estudos sobre a narrativa publicitária. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
SANTAELLA, Lucia. O método anticartesiano de C. S. Peirce. São Paulo: UNESP, 2004a.
________. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira Thomson, 2004b.
________. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004c.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfred. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
YANAZE, Mitsuru Higuch. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
YASUDA, Aurora; Oliveira, Diva Maria Tammaro de. Pesquisa de marketing: guia para a prática de pesquisa de mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
ZIZEK, Slavoj. Problemas no paraíso. In: Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.