A PASSARELA SOBRE O RIO SONO: A RELAÇÃO HOMEM/RIO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS CIDADES
Palavras-chave:
Cidades, Comunicação, Cotidiano, Passarela, Rio Sono.Resumo
O objetivo deste estudo foi entender o papel da Passarela “Modesto Francisco Sales & Rosária Pereira Sales”, na relação entre o homem e o rio e entre as cidades de Pedro Afonso e Bom Jesus do Tocantins, através de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório. Para obtenção dos dados, foram elaborados questionários estruturados e aplicados junto aos moradores das duas cidades, utilizando amostragem casual e que representasse as opiniões/hábitos/atitudes dos entrevistados. Também foram realizadas entrevistas com moradores considerados “chave” na dinâmica histórica da região e que contribuem para o resgate da memória das cidades. Através do estudo, foi possível identificar o perfil dos usuários da Passarela e sua função social na comunicação entre as cidades. Os resultados obtidos demonstram a importância da Passarela para o acesso a serviços essenciais do cotidiano: como saúde, trabalho e educação, além de ser muito utilizada para o lazer, sendo referência turística para toda a região.
Referências
Andrade, J. E. de C. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Alcelides Batista e Karolyne Botelho Marques Silva, Pedro Afonso.
Araújo, M. R. M. et al. (2011). “Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida”. Psicologia & Sociedade, v. 23, p. 574-582, Porto Alegre.
Barbosa, X. de C. (2009). “Experiências de Moradia: história oral de vida familiar”. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências, Departamento de História, USP, São Paulo.
Bezerra, R. B. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Elineide Eugênio Marques, Mariane Freiesleben e Rodrigo Mendonça de Oliveira. Bom Jesus do Tocantins.
Brito, M. G. C. de. (2010). “Oralidade e jogos de escalas em Janela da Alma”. UFPE – X Encontro Nacional de História Oral, Recife.
Certeau, M. de. (1998). “A Invenção do Cotidiano”. (3ª ed.) Vozes, Petrópolis.
Doles, D. E. M. (1969). “A ligação centro-norte pela via Araguaia-Tocantins no período colonial”. Anais do V Simp. Nac. dos Prof. Universitários de História – ANPUH: Campinas.
França, C. F. de S. (2011). “Acessibilidade e Direito à Cidade: estudo sobre a mobilidade espacial urbana dos moradores do bairro Bom Jardim, Fortaleza – Ceará”. Dissertação (Mestrado em Geografia) - PROPGEO do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza.
Gonçalves, C. W. P. (1996). “Os (des) caminhos do meio ambiente”. (5ª ed.) Contexto, São Paulo.
Halbwachs, M. (1990). “A Memória Coletiva”. (2ª ed.) Vértice, São Paulo.
Halum, C. H. (2008). “Municípios tocantinenses: suas origens, seus nomes”. Provisão, Palmas.
Horkheimer, M; Adorno, T. (1985). “A Dialética do Esclarecimento”. Jorge Zahar, Rio de Janeiro.
Lefebvre, H. (1991). “A vida cotidiana no mundo moderno”. Ática, São Paulo.
Lima, A. G. de. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Elineide Eugênio Marques, Mariane Freiesleben e Rodrigo Mendonça de Oliveira. Bom Jesus do Tocantins.
Luz, O. P. da. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Elineide Eugênio Marques, Mariane Freiesleben e Rodrigo Mendonça de Oliveira. Bom Jesus do Tocantins.
Menezes, M. A. P. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Alcelides Batista e Karolyne Botelho Marques Silva. Pedro Afonso.
Nora, P. (1993). “Entre Memória e História: a problemática dos lugares”. Proj. História, São Paulo.
Oliveira, M. de F. (2007) “Cidades ribeirinhas do rio Tocantins: Identidades e Fronteiras”. Tese (História) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Oliveira, M. de F. “Pedro Afonso: Uma cidade ribeirinha entre o Sono e o Tocantins”. XXIII Simpósio Nacional de História, ANPUH, p. 1-8, Londrina.
Ricoeur, P. (2007) “A memória, a história, o esquecimento”. UNICAMP, Campinas.
Sales, M. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Alcelides Batista e Karolyne Botelho Marques Silva. Pedro Afonso.
Santos, R. C. B. dos. (2003). “Campinas como polo tecnológico na reestruturação do espaço regional”. In: Carlos, A. F. A.; Lemos, A. I. G. de (Org.). “Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade”. Contexto, São Paulo.
Soares, M. L.; Petarnella, L. (2012). “Cidade, cotidiano, cidadania: um olhar ambiental”. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n. 34, p. 13-23, Campo Grande.
Vasconcelos, E. A. (1985). “O que é o trânsito”. Brasiliense, São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).