A PASSARELA SOBRE O RIO SONO: A RELAÇÃO HOMEM/RIO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS CIDADES

Autores

Palavras-chave:

Cidades, Comunicação, Cotidiano, Passarela, Rio Sono.

Resumo

O objetivo deste estudo foi entender o papel da Passarela “Modesto Francisco Sales & Rosária Pereira Sales”, na relação entre o homem e o rio e entre as cidades de Pedro Afonso e Bom Jesus do Tocantins, através de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório. Para obtenção dos dados, foram elaborados questionários estruturados e aplicados junto aos moradores das duas cidades, utilizando amostragem casual e que representasse as opiniões/hábitos/atitudes dos entrevistados. Também foram realizadas entrevistas com moradores considerados “chave” na dinâmica histórica da região e que contribuem para o resgate da memória das cidades. Através do estudo, foi possível identificar o perfil dos usuários da Passarela e sua função social na comunicação entre as cidades. Os resultados obtidos demonstram a importância da Passarela para o acesso a serviços essenciais do cotidiano: como saúde, trabalho e educação, além de ser muito utilizada para o lazer, sendo referência turística para toda a região.

Biografia do Autor

Mariane Freiesleben, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Mestre em Ciências do Ambiente - pela Universidade Federal do Tocantins; Pós-Graduada em METODOLOGIA DO ENSINO DA GEOGRAFIA APLICADA AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL (2005). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2004). Atualmente ministra aula no IFTO - Institudo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins. 

Alcelides Batista

Possui Graduação em História - Bacharelado e Licenciatura Pela Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. Especialista em Filosofia da Educação. Mestre em Ciências do Ambiente Pela Universidade Federal do Tocantins.


Karolyne Botelho Marques Silva

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004) e graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade do Tocantins (2004). Especialista em Farmácia Hospitalar pela Faculdade Cambury-GO (2006). Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Saúde, na gerência de vigilância epidemiológica, como responsável técnica pelas Leishmanioses e Mestre em Ciências do Ambiente, pela Universidade Federal do Tocantins. 

Rodrigo Mendonça de Oliveira

Mestre em Ciências do Ambiente pela UFT - Universidade Federal do Tocantins (2015). Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Caratinga (2006). Atualmente cursando Medicina.

Elineide Eugênio Marques

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, especialmente Ecologia, com ênfase em Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia e ecologia de peixes e pesca, ecologia de reservatórios, impactos socioambientais e econômicos de empreendimentos hidrelétricos.

 

Talita Buttarello Mucari

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Zootecnia (Melhoramento Genético Animal) [Jaboticabal] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no Curso de Graduação em Medicina e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (Mestrado). Tem experiência na área de Genética e Bioestatística.

Referências

Andrade, J. E. de C. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Alcelides Batista e Karolyne Botelho Marques Silva, Pedro Afonso.

Araújo, M. R. M. et al. (2011). “Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida”. Psicologia & Sociedade, v. 23, p. 574-582, Porto Alegre.

Barbosa, X. de C. (2009). “Experiências de Moradia: história oral de vida familiar”. Dissertação (Mestrado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências, Departamento de História, USP, São Paulo.

Bezerra, R. B. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Elineide Eugênio Marques, Mariane Freiesleben e Rodrigo Mendonça de Oliveira. Bom Jesus do Tocantins.

Brito, M. G. C. de. (2010). “Oralidade e jogos de escalas em Janela da Alma”. UFPE – X Encontro Nacional de História Oral, Recife.

Certeau, M. de. (1998). “A Invenção do Cotidiano”. (3ª ed.) Vozes, Petrópolis.

Doles, D. E. M. (1969). “A ligação centro-norte pela via Araguaia-Tocantins no período colonial”. Anais do V Simp. Nac. dos Prof. Universitários de História – ANPUH: Campinas.

França, C. F. de S. (2011). “Acessibilidade e Direito à Cidade: estudo sobre a mobilidade espacial urbana dos moradores do bairro Bom Jardim, Fortaleza – Ceará”. Dissertação (Mestrado em Geografia) - PROPGEO do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza.

Gonçalves, C. W. P. (1996). “Os (des) caminhos do meio ambiente”. (5ª ed.) Contexto, São Paulo.

Halbwachs, M. (1990). “A Memória Coletiva”. (2ª ed.) Vértice, São Paulo.

Halum, C. H. (2008). “Municípios tocantinenses: suas origens, seus nomes”. Provisão, Palmas.

Horkheimer, M; Adorno, T. (1985). “A Dialética do Esclarecimento”. Jorge Zahar, Rio de Janeiro.

Lefebvre, H. (1991). “A vida cotidiana no mundo moderno”. Ática, São Paulo.

Lima, A. G. de. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Elineide Eugênio Marques, Mariane Freiesleben e Rodrigo Mendonça de Oliveira. Bom Jesus do Tocantins.

Luz, O. P. da. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Elineide Eugênio Marques, Mariane Freiesleben e Rodrigo Mendonça de Oliveira. Bom Jesus do Tocantins.

Menezes, M. A. P. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Alcelides Batista e Karolyne Botelho Marques Silva. Pedro Afonso.

Nora, P. (1993). “Entre Memória e História: a problemática dos lugares”. Proj. História, São Paulo.

Oliveira, M. de F. (2007) “Cidades ribeirinhas do rio Tocantins: Identidades e Fronteiras”. Tese (História) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

Oliveira, M. de F. “Pedro Afonso: Uma cidade ribeirinha entre o Sono e o Tocantins”. XXIII Simpósio Nacional de História, ANPUH, p. 1-8, Londrina.

Ricoeur, P. (2007) “A memória, a história, o esquecimento”. UNICAMP, Campinas.

Sales, M. (30 de outubro de 2013). “Projeto: a Passarela sobre o rio Sono”. Entrevista a Alcelides Batista e Karolyne Botelho Marques Silva. Pedro Afonso.

Santos, R. C. B. dos. (2003). “Campinas como polo tecnológico na reestruturação do espaço regional”. In: Carlos, A. F. A.; Lemos, A. I. G. de (Org.). “Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade”. Contexto, São Paulo.

Soares, M. L.; Petarnella, L. (2012). “Cidade, cotidiano, cidadania: um olhar ambiental”. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n. 34, p. 13-23, Campo Grande.

Vasconcelos, E. A. (1985). “O que é o trânsito”. Brasiliense, São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Como Citar

Freiesleben, M., Batista, A., Silva, K. B. M., Oliveira, R. M. de, Marques, E. E., & Mucari, T. B. (2017). A PASSARELA SOBRE O RIO SONO: A RELAÇÃO HOMEM/RIO E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS CIDADES. Revista Interface (Porto Nacional), 12(12), 173–189. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2085

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)