"COMECEI A PESCAR DESDE CRIANÇA”: O PERFIL DOS PESCADORES À JUSANTE DA USINA DE LAJEADO (RIO TOCANTINS)
Resumo
O pescador vive em contato com a natureza e o seu cenário diário é o rio. Pescar é uma arte, que resulta da criatividade, sentido e liberdade do pescador. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil dos pescadores do rio Tocantins nos municípios de Lajeado, Miracema do Tocantins e Pedro Afonso, localizados em área atingida pela barragem de Lajeado (Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães). Para coletar os dados foi utilizada a técnica de “bola de neve”; e entrevistas semiestruturadas aplicadas junto aos pescadores locais. Entrevistou-se 124 pescadores, todas as entrevistas foram transcritas e sistematizadas para serem utilizadas nos resultados. Apesar da proximidade (distância) dos municípios de estudo, o perfil dos pescadores apresenta diferenças e características peculiares quando comparadas separadamente. Essas diferenças devem ser consideradas em implementação de projetos e empreendimentos, pois consideram a região como todo, não sendo identificadas as singularidades locais que representam de cada lugar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).