"COMECEI A PESCAR DESDE CRIANÇA”: O PERFIL DOS PESCADORES À JUSANTE DA USINA DE LAJEADO (RIO TOCANTINS)

Autores

  • Mariza Fernandes Souza Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-1759-8569
  • Alice Ferreira Araujo Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE
  • Eva Barros Miranda Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Elineide Eugênio Marques Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0003-0223-6853

Resumo

O pescador vive em contato com a natureza e o seu cenário diário é o rio. Pescar é uma arte, que resulta da criatividade, sentido e liberdade do pescador. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil dos pescadores do rio Tocantins nos municípios de Lajeado, Miracema do Tocantins e Pedro Afonso, localizados em área atingida pela barragem de Lajeado (Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães). Para coletar os dados foi utilizada a técnica de “bola de neve”; e entrevistas semiestruturadas aplicadas junto aos pescadores locais. Entrevistou-se 124 pescadores, todas as entrevistas foram transcritas e sistematizadas para serem utilizadas nos resultados. Apesar da proximidade (distância) dos municípios de estudo, o perfil dos pescadores apresenta diferenças e características peculiares quando comparadas separadamente. Essas diferenças devem ser consideradas em implementação de projetos e empreendimentos, pois consideram a região como todo, não sendo identificadas as singularidades locais que representam de cada lugar.

 

 

Biografia do Autor

Mariza Fernandes Souza, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins, Licenciatura em Biologia pela Universidade Cruzeiro do Sul e mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Atualmente cursa Química na UAB/Universidade Federal do Tocantins. Durante a graduação e mestrado trabalhou com assuntos voltados principalmente para pesca artesanal e impactos socioambientais causados por usinas hidréletricas. Possui experiência com docência em Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Alice Ferreira Araujo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (2011) e mestrado em BIODIVERSIDADE, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO pela Universidade Federal do Tocantins (2017). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: impactos socioambientais, pesca, jusante, rio areias e macrófita. Atualmente faz Doutorado  em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE.

Eva Barros Miranda, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação plena (bacharel e licenciatura) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (2013, 2018 respectivamente), especialização em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2014), mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2016).

Elineide Eugênio Marques , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Ciências Biológicas (UEM, 1986); mestrado em Ciências Biológicas - Zoologia (UFPR, 1993); e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (UEM, 1999); pós-doutorado em Gestão Pesqueira na Universidade da Florida (2018). Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins. Atua na área de ciências ambientais e ecologia, com ênfase em manejo e conservação de recursos naturais e nos temas: ictiologia; biologia e ecologia de peixes e pesca de água doce; ecologia de reservatórios; impactos socioambientais e econômicos de grandes empreendimentos.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

Souza, M. F., Ferreira Araujo, A. ., Barros Miranda, E. ., & Eugênio Marques , E. (2023). "COMECEI A PESCAR DESDE CRIANÇA”: O PERFIL DOS PESCADORES À JUSANTE DA USINA DE LAJEADO (RIO TOCANTINS). Revista Interface (Porto Nacional), 23(23), 58–70. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/13351

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)