DO IDEAL AO REAL: DESAFIOS DA APLICAÇÃO DOS ODS EM UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO EM PALMAS - TO

Autores

  • Mariane Freiesleben Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.
  • Danillo Silva Nunes Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Moise Dijunkens Mathurin Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Neuracy Viana Cruz Lima Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • João Aparecido Bazzoli Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Waldecy Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

A educação ambiental e o desenvolvimento sustentável por definição visam disseminar o conhecimento e valores, promovendo mudanças de comportamento, e desenvolvendo habilidades necessárias para participação, de forma responsável e eficaz na prevenção e resolução de problemas, relacionados à vida humana, ao meio ambiente, e à manutenção e/ou restauração da qualidade do ambiente. Assim sendo, a educação para o desenvolvimento sustentável é um assunto que ultrapassa a humanidade e as necessidades de todos, pois geralmente afeta todos os estratos sociais. Objetivou-se com este trabalho instigar jovens estudantes do ensino médio da escola pública denominada Vila União, localizada no município de Palmas – Tocantins, a entender que a promoção de medidas de equilíbrio urgentes e contínuas, entre o ambiente natural de Palmas, referentes à qualidade do ar, da água e do solo, poderá contribuir para a implantação da Agenda 2030. A metodologia qualitativa aplicada ao trabalho de desenvolvimento de um jogo lúdico e encontros avaliativos possibilitou evidenciar o resultado demonstrado de envolvimento e interesse destes estudantes em interagir e contribuir para a implantação da Agenda 2030.

Biografia do Autor

Mariane Freiesleben, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Doutoranda em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestre em Ciência do Ambiente – UFT (2015), Licenciatura Plena em Geografia – UEMA (2004), Docente no IFTO – Campus Paraíso do Tocantins.

Danillo Silva Nunes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2018).

Moise Dijunkens Mathurin, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Economia na Université d’Etat d’Haiti (2014) e Graduado em Administração na Université d’Etat d’Haiti (2018).

Neuracy Viana Cruz Lima, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Gestão Pública, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2015). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade do Tocantins - Unitins (2001).

João Aparecido Bazzoli, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa.

Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Pós-doutoramento em Economia (UNB).

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

Freiesleben, M., Silva Nunes, D. ., Dijunkens Mathurin, M. ., Viana Cruz Lima, N. ., Aparecido Bazzoli, J. ., & Rodrigues, W. (2022). DO IDEAL AO REAL: DESAFIOS DA APLICAÇÃO DOS ODS EM UMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO EM PALMAS - TO. Revista Interface (Porto Nacional), 21(21), 41–51. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/11765