CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO RELEVO DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO SUL, RS
Resumo
O presente trabalho, realizado no município de Nova Esperança do Sul, localizado na região Oeste do Rio Grande do Sul, teve o objetivo de definir as características das vertentes que formam as unidades do relevo da área em estudo, por meio as técnicas de geoprocessamentos associadas a análise digital do relevo. As unidades geomorfométricas foram definidas a partir do emprego de atributos topográficos obtidos de um Modelo Digital de Terreno (MDT) em uma proposta de mapeamento geomorfométrico automatizado gerados por meio de um SIG e hierarquizados através de uma árvore de decisão. Foram utilizadas três variáveis geomorfométricas: declividade, perfil de curvatura e plano de curvatura, que resultaram na decisão de oito unidades de relevo. Estas unidades apresentam uma distribuição dispersa em toda a área do município em estudo, onde predominam declividades inferiores a 5%, com perfil convexo, o que se constata na definição das unidades 3 e 4 que são as que ocupam as maiores áreas e juntas somam cerca de 37% do total da área de estudo. As vertentes com inclinações superiores a 5% as mais significativas são as com perfil côncavo onde o fluxo é divergente e nas de perfil convexo o plano é convergente, representadas pelas unidades 7 e 8 com 15% e 16%, respectivamente, da área total do município. Esta técnica de análise de revelo apresenta-se como uma importante ferramenta na caracterização do município, uma vez que associados a outros planos de informações podem auxiliar na definição de estratégias de ocupação da área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).