CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO RELEVO DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO SUL, RS

Autores

Resumo

O presente trabalho, realizado no município de Nova Esperança do Sul, localizado na região Oeste do Rio Grande do Sul, teve o objetivo de definir as características das vertentes que formam as unidades do relevo da área em estudo, por meio as técnicas de geoprocessamentos associadas a análise digital do relevo. As unidades geomorfométricas foram definidas a partir do emprego de atributos topográficos obtidos de um Modelo Digital de Terreno (MDT) em uma proposta de mapeamento geomorfométrico automatizado gerados por meio de um SIG e hierarquizados através de uma árvore de decisão. Foram utilizadas três variáveis geomorfométricas: declividade, perfil de curvatura e plano de curvatura, que resultaram na decisão de oito unidades de relevo. Estas unidades apresentam uma distribuição dispersa em toda a área do município em estudo, onde predominam declividades inferiores a 5%, com perfil convexo, o que se constata na definição das unidades 3 e 4 que são as que ocupam as maiores áreas e juntas somam cerca de 37% do total da área de estudo. As vertentes com inclinações superiores a 5% as mais significativas são as com perfil côncavo onde o fluxo é divergente e nas de perfil convexo o plano é convergente, representadas pelas unidades 7 e 8 com 15% e 16%, respectivamente, da área total do município. Esta técnica de análise de revelo apresenta-se como uma importante ferramenta na caracterização do município, uma vez que associados a outros planos de informações podem auxiliar na definição de estratégias de ocupação da área.

Biografia do Autor

Carla Cargnin Faccin, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Romario Trentin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco.

Luís Eduardo de Souza Robaina, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal e na Universidade du Maine, Le Mans/França. Atualmente é professor/pesquisador colaborador do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de geografia e do programa de Pós-graduação em geografia e geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais.

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Cargnin Faccin, C., Trentin, R., & de Souza Robaina, L. E. (2020). CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO RELEVO DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO SUL, RS. Revista Interface (Porto Nacional), 19(19), 24–35. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/9404