O Parque Cesamar e a integridade ambiental do Córrego Brejo Comprido em Palmas-TO

Autores

  • Cleide Mecenas Araújo Universidade Federal do Tocantins, UFT
  • Dayanne Castro Trombeta
  • Elineide Eugênio Marques
  • Jobson Santana de Sousa
  • Kelly Bessa
  • Marina Haizenreder Ertzogue
  • Sophia Lorena Pinto Vieira

Palavras-chave:

parques urbanos, áreas verde urbanas, canais fluviais, protocolo de avaliação rápida de integridade ambiental.

Resumo

O presente artigo objetiva avaliar a contribuição do Parque Cesamar para a conservação da integridade ambiental do córrego Brejo Comprido em Palmas-TO. Para tanto, foi utilizada uma adaptação do Protocolo de Avaliação Rápida de Integridade Ambiental, com base em observação direta de atributos de qualidade dos elementos físicos que, associados à qualidade da água, revelam as condições de integridade ambiental de canais fluviais. A partir dos resultados, observa-se que o córrego Brejo Comprido apresenta, nos pontos avaliados de acordo com o protocolo, alterações em sua condição natural, sobretudo porque está inserido na área urbana de Palmas. A própria implantação do Parque Cesamar impactou o córrego. Todavia, há significativas vantagens, tanto do ponto de vista ambiental como recreativo e de estética urbana. Assim, reforçam-se os benefícios que resultam da justaposição entre áreas verdes e cursos d’água em área urbana.
Palavras-chave: parques urbanos, áreas verde urbanas, canais fluviais, protocolo de avaliação rápida de integridade ambiental.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Araújo, C. M., Trombeta, D. C., Marques, E. E., Sousa, J. S. de, Bessa, K., Ertzogue, M. H., & Vieira, S. L. P. (2013). O Parque Cesamar e a integridade ambiental do Córrego Brejo Comprido em Palmas-TO. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/492

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)