O Parque Cesamar e a integridade ambiental do Córrego Brejo Comprido em Palmas-TO
Palavras-chave:
parques urbanos, áreas verde urbanas, canais fluviais, protocolo de avaliação rápida de integridade ambiental.Resumo
O presente artigo objetiva avaliar a contribuição do Parque Cesamar para a conservação da integridade ambiental do córrego Brejo Comprido em Palmas-TO. Para tanto, foi utilizada uma adaptação do Protocolo de Avaliação Rápida de Integridade Ambiental, com base em observação direta de atributos de qualidade dos elementos físicos que, associados à qualidade da água, revelam as condições de integridade ambiental de canais fluviais. A partir dos resultados, observa-se que o córrego Brejo Comprido apresenta, nos pontos avaliados de acordo com o protocolo, alterações em sua condição natural, sobretudo porque está inserido na área urbana de Palmas. A própria implantação do Parque Cesamar impactou o córrego. Todavia, há significativas vantagens, tanto do ponto de vista ambiental como recreativo e de estética urbana. Assim, reforçam-se os benefícios que resultam da justaposição entre áreas verdes e cursos d’água em área urbana.Palavras-chave: parques urbanos, áreas verde urbanas, canais fluviais, protocolo de avaliação rápida de integridade ambiental.
Downloads
Publicado
2013-06-19
Como Citar
Araújo, C. M., Trombeta, D. C., Marques, E. E., Sousa, J. S. de, Bessa, K., Ertzogue, M. H., & Vieira, S. L. P. (2013). O Parque Cesamar e a integridade ambiental do Córrego Brejo Comprido em Palmas-TO. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/492
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).