O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o método (auto)biográfico enquanto método de pesquisa e formação, que possibilita, na práxis, uma reflexão social sobre sua trajetória de vida, seus aprendizados, tornando-o um sujeito de transformação social (educacional). Para alcançar esse objetivo, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a própria narrativa docente, onde buscou-se um diálogo constante com os teóricos que atuam no tema a fim de sistematizar suas ideias e correlaciona-los. Com base nos resultados obtidos por meio da nossa práxis e da revisão bibliográfica, pode-se compreender que o método (auto)biográfico tem caráter auto formativo, de grande significado e arcabouço para a produção de competências e habilidades, principalmente nas ciências da educação. Neste sentido, sustentamos que o método (auto)biográfico é um método de pesquisa que permite aprofundar a compreensão dos processos de desenvolvimento educacionais e revela-se não somente uma ferramenta de pesquisa, mas também e sobretudo um instrumento de formação de conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).