O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Jorge Balzan Universidade Federal do Paraná
  • José Simão de Paula Pinto Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5023-437X
  • Daniel Markowicz Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o método (auto)biográfico enquanto método de pesquisa e formação, que possibilita, na práxis, uma reflexão social sobre sua trajetória de vida, seus aprendizados, tornando-o um sujeito de transformação social (educacional). Para alcançar esse objetivo, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e a própria narrativa docente, onde buscou-se um diálogo constante com os teóricos que atuam no tema a fim de sistematizar suas ideias e correlaciona-los. Com base nos resultados obtidos por meio da nossa práxis e da revisão bibliográfica, pode-se compreender que o método (auto)biográfico tem caráter auto formativo, de grande significado e arcabouço para a produção de competências e habilidades, principalmente nas ciências da educação. Neste sentido, sustentamos que o método (auto)biográfico é um método de pesquisa que permite aprofundar a compreensão dos processos de desenvolvimento educacionais e revela-se não somente uma ferramenta de pesquisa, mas também e sobretudo um instrumento de formação de conhecimento.

Biografia do Autor

Jorge Balzan, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Especialização em Teleinformática e Redes de Computadores (IFPR), Graduado em Análise de Sistemas (UCPEL). Com experiência na Área de Tecnologia, Governança de TI, Administração e Gestão Educacional.

José Simão de Paula Pinto, Universidade Federal do Paraná

Possui formação em análise de sistemas, administração e engenharia elétrica, é especialista em redes e sistemas distribuídos, mestre em informática e doutor em medicina, com foco em informática aplicada ao ensino e pesquisa em cirurgia. Atuou na iniciativa privada como técnico em eletroeletrônica, programador, analista de sistemas e de suporte, DBA, gerente de manutenção e gerente de teleprocessamento. Foi sócio-gerente em duas empresas (manutenção eletroeletrônica e informática médica). Concentra experiências em manutenção preventiva e corretiva de equipamentos digitais, modelagem de processos, planejamento e gestão de TI, administração de bancos de dados e em gestão de projetos. Colabora como avaliador do INEP (perfil TI), já elaborou itens no BNI-ENADE e atuou como certificador no ENEM. É professor titular na UFPR, onde foi diretor do Centro de Computação Eletrônica e coordenador da Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, e atualmente leciona e pesquisa temas voltados à ciência e gestão da informação, às tecnologias da informação, gestão de projetos e das tecnologias como vetor da gestão estratégica. Coordena o grupo de pesquisa em tecnologias e metodologias para a gestão da informação e do conhecimento, registrado no CNPq e certificado na instituição. Realiza pesquisas em: internet das coisas (IoT) e suas variantes; administração e análise de dados; privacidade, LGPD e questões éticas; informática médica, sistemas cognitivos e comunicação entre cérebro e computador (BCI/ BMI). Coordena projeto de extensão em TI aplicada e da programação de Arduino e MIT Inventor para crianças e jovens, alinhados às novas BNCC de pensamento computacional no ensino fundamental.

Daniel Markowicz, Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba

Doutor e Mestre em Educação na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Estudos Sociais/História pelas Faculdades Integradas Espírita (1999), mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010) e doutorado em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Tuiuti do Paraná (2019). Atua no campo da Ciência da Educação especialmente na área das Ciências Humanas. É professor concursado do Estado do Paraná e está Diretor do Colégio Estadual Anita Canet de Fazenda Rio Grande. No ensino superior é Professor na Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba. Possui vasta experiência em Administração Pública Educacional e atuou como assessor na elaboração dos Planos Municipais de Educação de Fazenda Rio Grande e Lapa no Paraná.

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

Jorge Balzan, José Simão de Paula Pinto, & Daniel Markowicz. (2024). O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO . Revista Interface (Porto Nacional), 25(25), 80–90. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/16897