CASA FAMILIAR RURAL DE BOA VISTA DO RAMOS: EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE ALTERNÂNCIA

Autores

  • Ramofly Bicalho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Anndson Brelaz Oliveira Instituto Federal do Amazonas – Campus Maués
  • Fredy Veras Santos Instituto Federal do Amazonas – Campus Maués

Resumo

Nosso objetivo principal é conhecer a formação inicial de educadores e educandos na pedagogia da alternância, as práticas pedagógicas de transformação da educação do campo, através das experiências realizadas na Casa Familiar Rural – CFR do município de Boa Vista do Ramos. No Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola – PPGEA, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, desenvolvemos pesquisas bibliográficas e documental utilizando, entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, além das atividades de campo junto ao Curso Técnico em Agroecologia, na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Na fundamentação teórica utilizamos, entre outros, SILVA, 2008; BICALHO, 2016; CALDART, STEDILE & DAROS, 2015; MOLINA, 2014; VENDRAMINI & AUED, 2009; CALDART, PEREIRA, ALENTEJANO & FRIGOTTO, 2012. Constatamos que a CFR, voltada para o desenvolvimento local, desenvolve inúmeras atividades teóricas e práticas na propriedade dos estudantes, baseadas nos princípios da educação do campo e pedagogia da alternância, numa estreita articulação com os movimentos sociais.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Título do Projeto: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais no Brasil: as ações do PROCAMPO na formação de educadores. Atuo com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Anndson Brelaz Oliveira, Instituto Federal do Amazonas – Campus Maués

Docente no Instituto Federal do Amazonas – Campus Maués. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – PPGEA/ UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fredy Veras Santos, Instituto Federal do Amazonas – Campus Maués

Docente no Instituto Federal do Amazonas – Campus Maués. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola – PPGEA/ UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

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Publicado

2020-09-02

Como Citar

Bicalho, R., Oliveira, A. B., & Santos, F. V. (2020). CASA FAMILIAR RURAL DE BOA VISTA DO RAMOS: EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE ALTERNÂNCIA. Revista Interface (Porto Nacional), 18(18), 5–15. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/4418