CASA FAMILIAR RURAL DE BOA VISTA DO RAMOS: EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE ALTERNÂNCIA
Resumo
Nosso objetivo principal é conhecer a formação inicial de educadores e educandos na pedagogia da alternância, as práticas pedagógicas de transformação da educação do campo, através das experiências realizadas na Casa Familiar Rural – CFR do município de Boa Vista do Ramos. No Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola – PPGEA, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, desenvolvemos pesquisas bibliográficas e documental utilizando, entre as fontes de investigação, legislações, portarias e decretos, além das atividades de campo junto ao Curso Técnico em Agroecologia, na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Na fundamentação teórica utilizamos, entre outros, SILVA, 2008; BICALHO, 2016; CALDART, STEDILE & DAROS, 2015; MOLINA, 2014; VENDRAMINI & AUED, 2009; CALDART, PEREIRA, ALENTEJANO & FRIGOTTO, 2012. Constatamos que a CFR, voltada para o desenvolvimento local, desenvolve inúmeras atividades teóricas e práticas na propriedade dos estudantes, baseadas nos princípios da educação do campo e pedagogia da alternância, numa estreita articulação com os movimentos sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).