ANÁLISE MULTITEMPORAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FERREIRA EM PINHAL GRANDE/RS A PARTIR DE SENSORIAMENTO REMOTO E INDICADORES AGROPECUÁRIOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/n3020254

Resumo

As intensas transformações antrópicas do século XX alteraram significativamente o meio natural ao longo dos anos. A inquietude atual, consiste em manter os ecossistemas e monitorar áreas de deterioração ambiental. Para tanto, a utilização das geotecnologias em análises de degradação da natureza intensificara-se e tornou-se essenciais na gestão e planejamento destes locais. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação temporal da dinâmica do uso e cobertura da terra e do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) da micro bacia hidrográfica do Rio Ferreira, localizada no município de Pinhal Grande, por meio de técnicas de sensoriamento remoto e de indicadores agropecuários. Para isso, utilizaram-se produtos cartográficos, imagens de satélite da família Landsat para a geração dos mapas de 1986, 1995, 2004 e 2019 e dados agropecuários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os resultados, apontam um aumento nas classes de solo exposto e campo, em decorrência do acréscimo na pecuária e criação bovina no local, além de evidenciarem a intensificação das áreas de agricultura devido ás novas tecnologias no setor. Os valores do NDVI variam de -0,24 a 0,53, sendo, a mais abrangente, próxima as drenagens do rio Ferreira. Para concluir, destaca-se que as geotecnologias se tornaram ferramentas essenciais no entendimento do espaço, de forma dinâmica e sistemática em bacias hidrográficas.

Downloads

Publicado

2026-01-03

Como Citar

Kiefer, A. P., Facco, D. S., & Rovani, F. F. M. (2026). ANÁLISE MULTITEMPORAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FERREIRA EM PINHAL GRANDE/RS A PARTIR DE SENSORIAMENTO REMOTO E INDICADORES AGROPECUÁRIOS. Revista Interface (Porto Nacional), 30(30), 35–51. https://doi.org/10.20873/n3020254