ANÁLISE MULTITEMPORAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FERREIRA EM PINHAL GRANDE/RS A PARTIR DE SENSORIAMENTO REMOTO E INDICADORES AGROPECUÁRIOS.
DOI:
https://doi.org/10.20873/n3020254Resumo
As intensas transformações antrópicas do século XX alteraram significativamente o meio natural ao longo dos anos. A inquietude atual, consiste em manter os ecossistemas e monitorar áreas de deterioração ambiental. Para tanto, a utilização das geotecnologias em análises de degradação da natureza intensificara-se e tornou-se essenciais na gestão e planejamento destes locais. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação temporal da dinâmica do uso e cobertura da terra e do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) da micro bacia hidrográfica do Rio Ferreira, localizada no município de Pinhal Grande, por meio de técnicas de sensoriamento remoto e de indicadores agropecuários. Para isso, utilizaram-se produtos cartográficos, imagens de satélite da família Landsat para a geração dos mapas de 1986, 1995, 2004 e 2019 e dados agropecuários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os resultados, apontam um aumento nas classes de solo exposto e campo, em decorrência do acréscimo na pecuária e criação bovina no local, além de evidenciarem a intensificação das áreas de agricultura devido ás novas tecnologias no setor. Os valores do NDVI variam de -0,24 a 0,53, sendo, a mais abrangente, próxima as drenagens do rio Ferreira. Para concluir, destaca-se que as geotecnologias se tornaram ferramentas essenciais no entendimento do espaço, de forma dinâmica e sistemática em bacias hidrográficas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Interface (Porto Nacional)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).