MULHERES RURAIS E PRÁTICAS ALIMENTARES: DESDE A MULTIPLICIDADE E A SINGULARIDADE DAS EXPERIÊNCIAS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre a participação das mulheres rurais na produção de alimentos, a partir de uma análise crítica da literatura. O percurso metodológico se caracterizou pelo mapeamento de estudos relacionados a mulheres rurais e produção de alimentos, para analisar como as práticas alimentares são desenvolvidas em diferentes regiões. Partindo da heterogeneidade de experiências de mulheres rurais, situadas nos seus contextos específicos, a análise aborda discussões sobre saberes tradicionais, Segurança Alimentar e Nutricional, e geração de renda e empoderamento das mulheres. Na literatura revisada, a produção de alimentos, realizada pelas mulheres rurais, promove sociabilidade e fortalecimento de laços afetivos entre os membros da família e com a comunidade, resgatando saberes e práticas tradicionais relacionadas à alimentação. A organização social, econômica e política de mulheres rurais em torno da produção de alimentos, nos distintos contextos, emerge como estratégia chave de mobilização de sua agência, gerando renda, ampliando sua autonomia, resgatando saberes e disponibilizando alimentos saudáveis para suas famílias e comunidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).