ENSINO MULTILETRADO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE PERIÓDICOS

  • Roberto Lima Sales IFTO (Instituto Federal de Educação do Tocantins)
  • Mariane Freiesleben
  • Patrícia Luciano de Farias Teixeira

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um projeto de pesquisa, desenvolvido desde 2010, voltado ao contexto do ensino médio, fruto de um descontentamento em relação à prática da interação verbal/social, na forma oral ou escrita, que busca instigar nos discentes o prazer pela escrita, por meio da produção textual. O resultado final do trabalho envolveu a elaboração de uma revista estilo magazine na qual os estudantes/autores exploraram, de livre escolha, gêneros como propagandas, entrevistas, resenhas, crônicas, textos de opinião, verbetes, dentre outros. Tais atividades foram possíveis por meio da interdisciplinaridade e por meio de pesquisas bibliográficas sobre temas noticiados pela mídia e/ou propostos em sala de aula. Bem como por meio da prática do multiletramento que, por estarem vinculados a uma rede, é infinitamente intertextual e em constante evolução. Para a avaliação utilizamos o índice de argumentação do padrão de Toulmin. Ao final da proposta diagnosticamos que os estudantes apresentaram crescimento relacionado à criticidade, à criatividade, à leitura e à produção textual, à oralidade e à análise linguística, partindo do exercício de ler o mundo e o seu contexto social como forma de tecer novos entendimentos sobre a dimensão sócio-cultural e política dos conhecimentos escolares, científicos e tecnológicos e suas implicações sociais.

Publicado
2021-07-12