ENSINO MULTILETRADO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE PERIÓDICOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/interface.v20i20.7706Resumo
Neste trabalho, apresentamos um projeto de pesquisa, desenvolvido desde 2010, voltado ao contexto do ensino médio, fruto de um descontentamento em relação à prática da interação verbal/social, na forma oral ou escrita, que busca instigar nos discentes o prazer pela escrita, por meio da produção textual. O resultado final do trabalho envolveu a elaboração de uma revista estilo magazine na qual os estudantes/autores exploraram, de livre escolha, gêneros como propagandas, entrevistas, resenhas, crônicas, textos de opinião, verbetes, dentre outros. Tais atividades foram possíveis por meio da interdisciplinaridade e por meio de pesquisas bibliográficas sobre temas noticiados pela mídia e/ou propostos em sala de aula. Bem como por meio da prática do multiletramento que, por estarem vinculados a uma rede, é infinitamente intertextual e em constante evolução. Para a avaliação utilizamos o índice de argumentação do padrão de Toulmin. Ao final da proposta diagnosticamos que os estudantes apresentaram crescimento relacionado à criticidade, à criatividade, à leitura e à produção textual, à oralidade e à análise linguística, partindo do exercício de ler o mundo e o seu contexto social como forma de tecer novos entendimentos sobre a dimensão sócio-cultural e política dos conhecimentos escolares, científicos e tecnológicos e suas implicações sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).