ENSINO MULTILETRADO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE PERIÓDICOS

Autores

  • Roberto Lima Sales IFTO (Instituto Federal de Educação do Tocantins)
  • Mariane Freiesleben
  • Patrícia Luciano de Farias Teixeira

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um projeto de pesquisa, desenvolvido desde 2010, voltado ao contexto do ensino médio, fruto de um descontentamento em relação à prática da interação verbal/social, na forma oral ou escrita, que busca instigar nos discentes o prazer pela escrita, por meio da produção textual. O resultado final do trabalho envolveu a elaboração de uma revista estilo magazine na qual os estudantes/autores exploraram, de livre escolha, gêneros como propagandas, entrevistas, resenhas, crônicas, textos de opinião, verbetes, dentre outros. Tais atividades foram possíveis por meio da interdisciplinaridade e por meio de pesquisas bibliográficas sobre temas noticiados pela mídia e/ou propostos em sala de aula. Bem como por meio da prática do multiletramento que, por estarem vinculados a uma rede, é infinitamente intertextual e em constante evolução. Para a avaliação utilizamos o índice de argumentação do padrão de Toulmin. Ao final da proposta diagnosticamos que os estudantes apresentaram crescimento relacionado à criticidade, à criatividade, à leitura e à produção textual, à oralidade e à análise linguística, partindo do exercício de ler o mundo e o seu contexto social como forma de tecer novos entendimentos sobre a dimensão sócio-cultural e política dos conhecimentos escolares, científicos e tecnológicos e suas implicações sociais.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Lima Sales, R., Freiesleben, M., & Luciano de Farias Teixeira, P. (2021). ENSINO MULTILETRADO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE PERIÓDICOS. Revista Interface (Porto Nacional), 20(20), 31–43. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/7706