ENSINO MULTILETRADO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE PERIÓDICOS
Resumo
Neste trabalho, apresentamos um projeto de pesquisa, desenvolvido desde 2010, voltado ao contexto do ensino médio, fruto de um descontentamento em relação à prática da interação verbal/social, na forma oral ou escrita, que busca instigar nos discentes o prazer pela escrita, por meio da produção textual. O resultado final do trabalho envolveu a elaboração de uma revista estilo magazine na qual os estudantes/autores exploraram, de livre escolha, gêneros como propagandas, entrevistas, resenhas, crônicas, textos de opinião, verbetes, dentre outros. Tais atividades foram possíveis por meio da interdisciplinaridade e por meio de pesquisas bibliográficas sobre temas noticiados pela mídia e/ou propostos em sala de aula. Bem como por meio da prática do multiletramento que, por estarem vinculados a uma rede, é infinitamente intertextual e em constante evolução. Para a avaliação utilizamos o índice de argumentação do padrão de Toulmin. Ao final da proposta diagnosticamos que os estudantes apresentaram crescimento relacionado à criticidade, à criatividade, à leitura e à produção textual, à oralidade e à análise linguística, partindo do exercício de ler o mundo e o seu contexto social como forma de tecer novos entendimentos sobre a dimensão sócio-cultural e política dos conhecimentos escolares, científicos e tecnológicos e suas implicações sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).