A POESIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/POETRYIN

Palavras-chave:

Alfabetização, Poesia, Ciências Naturais, Leitura e Escrita

Resumo

O presente relato  apresentar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que promoveu Atividades Pedagógicas baseadas no uso de poemas para uma turma do segundo ano, em uma Escola Municipal de Miracema do Tocantins no ano de 2024. O intuito da Oficina de Poesias foi utilizar esse gênero textual como ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma prazerosa, tornando o processo de alfabetização mais envolvente e significativo para as crianças. O desenvolvimento do trabalho pautou-se em uma abordagem lúdica e interacionista a partir da oficina pedagógica que priorizando o fazer coletivo. Os principais autores que orientaram o desenvolvimento da proposta foram Sônia Maria Coelho (2011), Ana Luiza Smolka (1987) e Lev Vygotski (2009). Suas contribuições teóricas apontam para a importância das interações sociais, da linguagem como mediadora do desenvolvimento cognitivo e da valorização das práticas culturais e subjetivas das crianças. Os resultados obtidos foram positivos, observou-se o interesse dos alunos pela prática de leitura, escrita, e pelos conhecimentos de Ciências Naturais, ampliando o vocabulário científico  e desenvolvendo a oral nas atividades, além disso possibiltou a compreensão que a poesia é uma estratégia metodológica  que estimula a linguagem escrita,oralidade e a imaginação  no processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Alaize Barbosa Vieira, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins - Brasil, 6º Periodo, Bolsista PIBIC, com o tema de pesquisa: A questão ambiental na prática docente do professor de Educação básica das Escolas Municipais de Miracema do Tocantins.

Neurimar Carvalho Sousa Costa, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins - Brasil, 6º Período.

Layanna Giordana Bernardo Lima, Universidade Federal do Tocantins

Coordenadora de área PIBID - UFT/Miracema. Pedagoga, Mestre em Ciências do Ambiente (UFAM) e Doutora em Ciências (USP). Professora Adjunta II vinculada ao Colegiado de Pedagogia Campus UFT de Miracema. BRASIL.

Referências

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Barbosa Vieira, A., Carvalho Sousa Costa, N., & Bernardo Lima, L. G. (2025). A POESIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO . Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 430–437. https://doi.org/10.20873/POETRYIN

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