A POESIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/POETRYINPalavras-chave:
Alfabetização, Poesia, Ciências Naturais, Leitura e EscritaResumo
O presente relato apresentar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que promoveu Atividades Pedagógicas baseadas no uso de poemas para uma turma do segundo ano, em uma Escola Municipal de Miracema do Tocantins no ano de 2024. O intuito da Oficina de Poesias foi utilizar esse gênero textual como ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades de leitura e escrita de forma prazerosa, tornando o processo de alfabetização mais envolvente e significativo para as crianças. O desenvolvimento do trabalho pautou-se em uma abordagem lúdica e interacionista a partir da oficina pedagógica que priorizando o fazer coletivo. Os principais autores que orientaram o desenvolvimento da proposta foram Sônia Maria Coelho (2011), Ana Luiza Smolka (1987) e Lev Vygotski (2009). Suas contribuições teóricas apontam para a importância das interações sociais, da linguagem como mediadora do desenvolvimento cognitivo e da valorização das práticas culturais e subjetivas das crianças. Os resultados obtidos foram positivos, observou-se o interesse dos alunos pela prática de leitura, escrita, e pelos conhecimentos de Ciências Naturais, ampliando o vocabulário científico e desenvolvendo a oral nas atividades, além disso possibiltou a compreensão que a poesia é uma estratégia metodológica que estimula a linguagem escrita,oralidade e a imaginação no processo de alfabetização.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
DANGIÓ, M. C. dos S.; MARTINS, L. M. A alfabetização sob o enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas.Campinas, SP: Autores Associados, 2018.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações.11 ed.Campinas, Autores e Associados, 2011.
LEFEBVRE,Henri. Marxismo. Tradução de William Lagos. Porto Alegre,RS: L&PM,2011.
MORAES, Vinicius de. As borboletas. Vinicius de Moraes, [s.d.]. Disponível em: https://www.viniciusdemoraes.com.br/br/poesia/texto/239/as-borboletas.
POLIGOMIERO – EDUCANDO. Metamorfose da borboleta. Youtube, fev. de 2022. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=GY-hPe8nmIM
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez, 1987.
COELHO, Sônia Maria. Alfabetização na perspectiva histórico-cultural. São Paulo: UNESP. 2011.
VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. Tradução de Maria da Pena Villalobos. São Paulo: Ícone, 2010.
VYGOTSKI, Lev Semionvitch. Imaginação e a criação na infancia: ensaio para professores. Apresentação e comentarios de Ana Luiza Smolka.São Paulo. Ática, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.