FABBRINQUE: UM JOGO DE TABULEIRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Mac David da Silva Pinto Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia (UNIR/2019). Professor no Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. https://orcid.org/0000-0003-3492-2567
  • Adriano Silva de Souza Graduando do Curso de Ciências Biológicas. Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Bolsista Capes https://orcid.org/0000-0002-8946-4498
  • Katrine de Souza Pinto Graduanda do Curso de Ciências Biológicas. Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional. Bolsista Capes https://orcid.org/0000-0002-8510-2879

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15225

Palavras-chave:

Jogos, Ensino de Ciências, Construtivismo, Paleontologia

Resumo

A geociência é uma área de estudos interdisciplinar preocupada em compreender a relação entre os diferentes componentes da Terra e a evolução dos seres vivos. As disciplinas das ciências devem desenvolver o senso crítico e a curiosidade dos alunos. Desse modo, a utilização de jogos lúdicos são formas educativas capazes de produzir bem-estar e prazer, desenvolvendo diferentes habilidades. Nós apresentamos um jogo pedagógico - “Fabbrinque” - como proposta de intervenção pedagógica para o ensino de geociências no Ensino Fundamental. Trata-se de um jogo de tabuleiro e cartas que favorece a interação, a criatividade e a aplicação em diferentes contextos educacionais, além de ser capaz de transformar assuntos complexos em aprendizagens mais significativas e duradouras

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Pinto, M. D. da S., Souza, A. S. de, & Pinto, K. de S. (2023). FABBRINQUE: UM JOGO DE TABULEIRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(2), 40–51. https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15225