ENGAJAMENTO DISCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CORPO HUMANO: VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/ENGAJ

Palavras-chave:

Extensão Universitária

Resumo

A Universidade Federal do Tocantins - UFT, busca desenvolver suas atividades com objetivo de integração entre a universidade e a sociedade. Através de projetos de extensão da UFT, professores, alunos e sociedade ampliam a interação entre os saberes científicos e comunitários, democratizando o acesso ao conhecimento científico. O projeto de extensão universitária “Preparação de peças anatômicas: técnicas e aplicações” visa proporcionar o estudo prático sobre anatomia humana, tanto para alunos dos cursos da área de saúde quanto para a comunidade externa. Além de preparar as peças cadavéricas e aprimorar este material para estudo, o projeto permite que a comunidade utilize o Laboratório de Anatomia Humana da UFT-Palmas como espaço para aprendizado. O artigo apresentará brevemente as atividades realizadas por extensionistas do projeto , com objetivo de relatar os resultados do projeto de extensão para a comunidade e acadêmicos da UFT-Palmas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Anatomia;  Educação em saúde;  Relações Comunidade-Instituição. 

Biografia do Autor

Kauanne dos Reis Lopes, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas

Academica de Enfermagem

Michele Cezimbra Perim, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas

Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins (2002/2006). Especialização em Ciências da Saúde, com ênfase em Análises Clínicas, pela Faculdades Integradas do Jacarepaguá (2010/2011); Mestrado Profissional em Ciências da Saúde, pela Universidade Federal do Tocantins (2011/2013). Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia do Programa Bionorte (2014/2018). Desde 2008, Servidora Pública Federal, atuando como técnica do laboratório de anatomia e necropsia da Universidade Federal do Tocantins, campus Palmas. Coordenadora do Departamento de Gestão de Laboratórios da Saúde da UFT, Campus Palmas

Tainá de Abreu, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas

Professora efetiva da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando na disciplina de Anatomia Humana dos cursos de Enfermagem e Nutrição. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás(2012), mestrado em Ciências Veterinárias (2013), com ênfase em morfologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Doutorado em Biologia Animal, com ênfase em neurociência e comportamento pela Universidade de Brasilia (2017). Coordena o Museu de Morfologia da UFT e elaborou o primeiro Programa de Doação de Corpos e/ou órgãos do Estado do Tocantins.

Gabriela Ortega Coelho Thomazi, Universidade Federal do Tocantins - UFT - Palmas

Doutora em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN/USP), mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Luterano de Palmas/TO (CEULP/ULBRA). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, onde ministra as disciplinas de Anatomia Sistêmica e Topográfica no curso de Medicina, orienta e coordena trabalhos de iniciação científica e de extensão universitária. Atualmente, faz parte da equipe do Museu de Morfologia da UFT, coordena o Laboratório de Anatomia Humana da UFT/Palmas e o Programa de Doação Voluntária de Corpos e Órgãos da UFT

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Melo, H. B. R., Lopes, K. dos R., Perim, M. C., Abreu, T. de, & Thomazi, G. O. C. (2024). ENGAJAMENTO DISCENTE E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CORPO HUMANO: VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(1), 136–153. https://doi.org/10.20873/ENGAJ

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