ALFABETIZAÇÃO: CAMINHOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15226Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Leitura e escritaResumo
Este trabalho foi desenvolvido ao longo do Programa Residência Pedagógica e objetivou compreender como deve ocorrer o processo de alfabetização, a partir de uma concepção de linguagem que leva em conta a sua natureza social, permitindo, dessa forma, romper com as práticas docentes que consideram a escrita como um código linguístico. Para tanto, fundamenta-se no entendimento acerca da linguagem a partir dos estudos de Vygotsky (1991) e de Bakhtin/Volochínov, (2007), assim como os estudos de Geraldi (2011), Kock e Elias (2009) e em estudos mais específicos da alfabetização como Smolka (2017) e Goulart (2010, 2019). Entende-se que a linguagem como uma atividade constitutiva do sujeito se refaz nas interações e, dessa forma, a apreensão do sistema alfabético não pode ser realizada fora de um contexto enunciativo.
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