LABORATÓRIO VIRTUAL REESCRIT@: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA

Autores

  • Sebastião Silva Soares Universidade Federal do Tocantins
  • Dayane Aparecida dos Santos Marra Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Débora Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Katyany Rodrigues de Oliveira Almeida Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Leiliane de Moura Araújo Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Monyk Stephany de Oliveira Fernandes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Sérgio André Ricardo
  • Silvânia Curcino dos Santos Almeida Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Welison Portugal de Souza Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14213

Resumo

O Laboratório Virtual Reescrit@ surgiu com o propósito de colaborar para a superação das dificuldades e necessidades que os alunos do curso de Educação do Campo apresentam nas atividades de leitura e escrita, buscando proporcionar, aos discentes, propostas formativas acerca de alguns gêneros textuais, em especial, atividades focadas no letramento acadêmico com o uso de tecnologias digitais de aprendizagem como, por exemplo, ferramentas do Google Classrrom, Google Docs. A proposta do projeto nasceu também em decorrência do momento pandêmico da Covid-19, em que ficaram mais latentes as dificuldades dos acadêmicos nas práticas de leitura e escrita, manifestadas anteriormente nas atividades presenciais em sala de aula. Ao finalizar as ações é possível apreender os impactos positivos desse projeto no contexto do ensino superior, despertando ainda mais o interesse pela promoção de práticas de letramento acadêmico e emancipação dos participantes envolvidos. Nas ações realizadas, foi perceptível analisar a importância do acompanhamento dos discentes nas atividades propostas nos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente no acolhimento e escuta sensível.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Silva Soares, S., Dayane Aparecida dos Santos Marra, Débora Santana dos Santos, Katyany Rodrigues de Oliveira Almeida, Leiliane de Moura Araújo, Monyk Stephany de Oliveira Fernandes, … Welison Portugal de Souza. (2022). LABORATÓRIO VIRTUAL REESCRIT@: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(1), 122–130. https://doi.org/10.20873/uft-v5n1/ID14213