A ESCUTA INTERGERACIONAL QUALIFICADA: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO A INTERDISCIPLINARIDADE DE ÁREAS E SABERES

Autores

  • Tatiana Costa Martins UFT
  • Allana Lima Moreira Rodrigues
  • Alana Pinheiro Santana
  • Brigitte Ursula Stach-Haertel
  • Célia Maria Grandini Albiero
  • Erika da Silva Maciel
  • Hélia Chaves Silva
  • Layanna Giordana Bernardo Lima
  • Maryvalda Melo Santos Costa

DOI:

https://doi.org/10.20873/9979-v3n3

Palavras-chave:

Escuta Intergeracional; Engajamento Social; Distanciamentos físicos; Interdisciplinaridade de Saberes

Resumo

A Escuta Intergeracional (ESTER) no enfrentamento da pandemia pelo novo Coronavírus visa diminuir os impactos gerados pelo isolamento social através da motivação no autocuidado das pessoas a respeito das medidas de proteção. A interdisciplinaridade no atendimento às necessidades dos usuários, ampliando o conhecimento e suscitando a articulação da extensão, com a pesquisa e o ensino.

Referências

ALBIERO, Célia Maria Grandini. ‘Supervisão Sistemática’ e ‘Avaliação Qualitativa’ no estágio em Serviço Social. In: Formação e Exercício Profissional em Serviço Social: desafios presentes na realidade tocantinense, 2017.

ALBIERO, Célia Maria Grandini; LIMA, Giselli de Almeida Tamarozzi; ARAUJO, Gislene Ferreira da Silva; AIZZA, Leila Eliane (Organizadoras). 1ª ed. Curitiba, PR: CRV, 2017.

ALBIERO, Célia Maria Grandini. Dimensão Investigativa. In: Dicionário Crítico: Estágio Supervisionado em Serviço Social. MESQUITA, P. de M.; GUERRA, Y.; GONÇAVES, A. de M. (Org.)Fortaleza: Socialis, 2019.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO TOCANTINS - FIETO. Boletim de Conjuntura do Estado do Tocantins - 2016. Disponível em: http://www.fieto.com.br/DownloadArquivo.aspx?c=8cc29428-fdd6-47dc-a2e0-4f652e324f6f Acesso em: 30/06/2020.

FOUCAULT, M. Tecnologias del yo – Y otros textos afines. Tradução de Mercedes Allendesalazar. 1 ed. Barcelona: Paidós Ibérica, 1990. 150p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to.html Acesso em 01/07/2020.

LEWGOY, Alzira Maria Baptista. O estágio supervisionado em Serviço Social: desafios e estratégias para a articulação entre formação e exercício profissional. In: Revista Temporalis. Brasília (DF), Ano 13, n. 25, p. 63-90, jan./jun. 2013.

RIBEIRO, et al. Isolamento social em tempos de pandemia por COVID-19: impactos na saúde mental da populção. In: Revista Enfermagem Atual, p. 92–30, 2020.

SOUZA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

Costa Martins, T., Lima Moreira Rodrigues, A. ., Pinheiro Santana, A., Stach-Haertel, B. U., Grandini Albiero, C. M., da Silva Maciel, E., … Melo Santos Costa, M. (2020). A ESCUTA INTERGERACIONAL QUALIFICADA: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO VISANDO A INTERDISCIPLINARIDADE DE ÁREAS E SABERES. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 3(3). https://doi.org/10.20873/9979-v3n3

Edição

Seção

Relatos de experiências de Extensão em tempos de pandemia da Covid-19 II

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)