PIBID E CAPOEIRA: MOVIMENTO, DANÇA E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/CAPIBID

Palavras-chave:

Capoeira Angola, Educação, Cultura afro-brasileira, PIBID

Resumo

O presente relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que promoveu atividades pedagógicas de capoeira com a turma do quinto ano, em uma Escola Municipal do Estado do Tocantins no ano de 2023. Tendo como  base  o relatório PIBID e pesquisa bibliográfica, foi elaborado o presente texto. A atividade pedagógica analisada foram os momentos da oficina: “Capoeira na escola”, com objetivo de desenvolver a musicalidade, coletividade, movimento e a história da capoeira articulando com as questões étnico-raciais. Desse modo, promover as atividades envolvendo a capoeira nos espaços de aprendizagens de valorização da cultura e história da formação social afro-brasileira, contribuiu para a aprendizagem e enaltecimento da cultura, assim como para a prevenção e o combate ao racismo nas salas de aulas.

Biografia do Autor

Kallyne De Sousa Borges, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Graduanda do curso de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins - campus de Miracema do Tocantins.

Layanna Giordana Bernardo Lima, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Doutora em Ciência área de concentração em Geografia Humana (2012-2016) pela Universidade de São Paulo ( USP), Mestre em Ciência do Ambiente (2009) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduada em Pedagogia (2001) pela Universidade do Estado do Tocantins (Unitins) .Docente na Universidade Federal do Tocantins desde de 2010, atuando no curso de Pedagogia. Atuou como Diretora - Adjunta e coordenadora pedagógica d projetos de educação socioeducativa na Instituição Educacional Casa de Eurípedes na cidade de Colinas do Tocantins entre os anos de 2002 e 2010. Atualmente, Coordenadora do Curso de Pedagogia 2023 - 2025 - Vice líder do Grupo de pesquisa educação, cultura e mundo rural - EDURURAL (UFT/Miracema) e pesquisadora Geografia Agrária (USP).Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Prática Pedagógica - LIPPed. Coordenadora de área do Pibid de Pedagogia - Núcleo de Alfabetização Câmpus de Miracema. Formadora no Programa da RCT/ EducaTO - Projeto Alfabeto Grupo Campo, Indígena e Quilombola Salas Multisseriadas. Áreas de ensino e pesquisa campo do ensino de geografia, ciências, educação ambiental; educação do campo; e educação indígena. No âmbito da pesquisa em geografia : questões indígenas; geografia agrária; campo e território.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Seção 1, p. 1. Disponível em: L10639 (planalto.gov.br). Acesso em: 27 de julho de 2024.

BORGES, Kallyne. Relatório de participação no PIBID.Orientação : Layanna Giordana Bernardo Lima. Miracema do Tocantins: Universidade Federal do Tocantins, 2023. 3p. Relatório.

Marsiglia, Ana Carolina. Pedagogia histórico-crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Autores Associados, Campinas, SP, 2012.

MUNANGA, Kabengele (org.) Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Editora Ministério da Educação, 2005.

PEREIRA, Diego Alves. Práxis educacional da capoeira angola como expressão afro-brasileira: mestres de Goiânia/Go. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Monografia. Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins – campus de Miracema. Orientador: Prof. Dr. Francisco Gonçalves Filho.2020. Link: http://hdl.handle.net/11612/2701

PASTINHA, Vicente Ferreira. Capoeira Angola Mestre Pastinha. 3ª Ed. (fac similar). Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia; 1988.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

De Sousa Borges, K., & Bernardo Lima, L. G. (2025). PIBID E CAPOEIRA: MOVIMENTO, DANÇA E EDUCAÇÃO. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 7(3), 523–528. https://doi.org/10.20873/CAPIBID

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)