PIBID E CAPOEIRA: MOVIMENTO, DANÇA E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/CAPIBIDPalavras-chave:
Capoeira Angola, Educação, Cultura afro-brasileira, PIBIDResumo
O presente relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que promoveu atividades pedagógicas de capoeira com a turma do quinto ano, em uma Escola Municipal do Estado do Tocantins no ano de 2023. Tendo como base o relatório PIBID e pesquisa bibliográfica, foi elaborado o presente texto. A atividade pedagógica analisada foram os momentos da oficina: “Capoeira na escola”, com objetivo de desenvolver a musicalidade, coletividade, movimento e a história da capoeira articulando com as questões étnico-raciais. Desse modo, promover as atividades envolvendo a capoeira nos espaços de aprendizagens de valorização da cultura e história da formação social afro-brasileira, contribuiu para a aprendizagem e enaltecimento da cultura, assim como para a prevenção e o combate ao racismo nas salas de aulas.
Referências
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Seção 1, p. 1. Disponível em: L10639 (planalto.gov.br). Acesso em: 27 de julho de 2024.
BORGES, Kallyne. Relatório de participação no PIBID.Orientação : Layanna Giordana Bernardo Lima. Miracema do Tocantins: Universidade Federal do Tocantins, 2023. 3p. Relatório.
Marsiglia, Ana Carolina. Pedagogia histórico-crítica: desafios e perspectivas para uma educação transformadora. Autores Associados, Campinas, SP, 2012.
MUNANGA, Kabengele (org.) Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Editora Ministério da Educação, 2005.
PEREIRA, Diego Alves. Práxis educacional da capoeira angola como expressão afro-brasileira: mestres de Goiânia/Go. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Monografia. Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins – campus de Miracema. Orientador: Prof. Dr. Francisco Gonçalves Filho.2020. Link: http://hdl.handle.net/11612/2701
PASTINHA, Vicente Ferreira. Capoeira Angola Mestre Pastinha. 3ª Ed. (fac similar). Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia; 1988.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.