EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NO TOCANTINS: case da Católica do Tocantins.
Palavras-chave:
Contabilidade; extensão universitária; éticaResumo
Objetivo do trabalho foi identificar o nível de satisfação dos alunos em relação às metodologias e técnicas de ensino (aula expositiva dialogada, elaboração de resenhas críticas, produção de vídeo-aula, elaboração de artigo, práticas extensionistas comunitária) utilizadas nas aulas na disciplina Ética Geral e Profissional, com destaque para a extensão, dado que uma das ações foi visitar a comunidade. A metodologia utilizada foi a aplicação de 40 questionários, "google doc", em 2016/1 e 2016/2 aos alunos do 2º ao 8º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Tocantins – FACTO. Dentre os resultados significativos está a aceitabilidade pela totalidade dos alunos da iniciativa de extensão como prática colaborativa na formação do profissional contábil. Como conclusão chegou-se a apontar que as metodologias de ensino necessitam serem revistas e aprimoradas à medida que a sociedade evolui.
PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade; extensão universitária; ética.
ABSTRACT
The objective of this study was to identify the students' level of satisfaction with methodologies and teaching techniques (expository dialogues, critical reviews, video-lesson production, article writing, community extension practices) used in classes in General Ethics and Professional, with emphasis on extension, since one of the actions was to visit the community. The methodology used was the application of 40 questionnaires, "google doc", in 2016/1 and 2016/2 to students of the 2nd to 8th period of the Accounting Sciences course of the Catholic University of Tocantins - FACTO. Among the significant results is the acceptability by all students of the extension initiative as a collaborative practice in the training of the accounting professional. As a conclusion, it was pointed out that teaching methodologies need to be reviewed and improved as society evolves.
KEYWORDS: Accounting; University Extension; ethic.
RESUMEN
El objetivo del trabajo fue identificar el nivel de satisfacción de los alumnos en relación a las metodologías y técnicas de enseñanza (aula expositiva dialogada, elaboración de reseñas críticas, producción de video-aula, elaboración de artículo, prácticas extensionistas comunitaria) utilizadas en las clases en la disciplina Ética General y Profesional, con destaque para la extensión, dado que una de las acciones fue a visitar la comunidad. La metodología utilizada fue la aplicación de 40 cuestionarios, "google doc", en 2016/1 y 2016/2 a los alumnos del 2º al 8º período del curso de Ciencias Contables de la Facultad Católica del Tocantins - FACTO. Entre los resultados significativos está la aceptabilidad por la totalidad de los alumnos de la iniciativa de extensión como práctica colaborativa en la formación del profesional contable. Como conclusión se llegó a apuntar que las metodologías de enseñanza necesitan ser revisadas y perfeccionadas a medida que la sociedad evoluciona.
PALABRAS CLAVE: Contabilidad; extensión Universitaria; ética.
Referências
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991
FERRACINI, Luiz. O Professor Como Agente de Mudança Social. EPU, 1990.
FRANCO, Hilário. Curso de Pós-graduação, Educação Profissional Continuada e Valorização da Profissão Contábil. Disponível em: . Acesso em 10 de out 2017.
LISBOA, Lázaro Plácido. Ética Geral e Profissional em Contabilidade. 2.ed. Atlas, (FIPECAFI – USP) São Paulo, 2006.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MOTTA, Nair de Sousa. Ética e Vida Profissional. Ambito Cultural Edições, 1984.
NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. 9ª.ed. Revista dos Tribunais, 2012.
RIBEIRO, J.L.D. Técnicas para o tratamento de dados qualitativos. FEENG: Porto Alegre, 2001.
SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Mudanças de Paradigma no Ensino da Contabilidade. Revista Contabilidade e Informação, Jul-Set, 2001.