PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/19117Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionou uma experiência essencial na formação dos discentes de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia, pois possibilitou espaço de vivência em sala de aula e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento das crianças que participaram das atividades planejadas. O planejamento e as atividades realizadas foram fundamentados na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Nesse contexto percebeu-se a importância do planejamento e da formação continuada, sendo uma forma imprescindível de acompanhar as mudanças da sociedade e o processo dialético do contexto social em que as crianças estão inseridas. Portanto, as atividades de formação e de planejamento do programa possibilitaram aos estudantes de Pedagogia, bolsistas acesso a novos conhecimentos científicos e articulação da teoria e prática.
Referências
COELHO, S. M. A Alfabetização na Perspectiva Histórico-Cultural. UNESP, 2011.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. - 5. ed. Ver., 2. Reimpr. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção educação contemporânea).
MALANCHEN, J. Cultura,conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados,2016 (Coleção educação contemporânea).
MORAIS,G. A. S. Avaliação da aprendizagem e alfabetização: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.In:MALANCHEN, J. (Org.). Políticas educacionais, trabalho Pedagógico & Pedagogia Histórico-Crítica. Uberlândia: Navegando Publicações, 2022.
MORTATTI, M. R. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2019, 175 p. ISBN: 978-85-95463-39-4. https://doi.org/10.7475/9788595463394.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Capim Dourado: Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.