PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Joana Marinho de Sousa Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0009-0003-8825-0142
  • Alaize Barbosa Vieira
  • Layanna Giordana Bernardo Lima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/19117

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporcionou uma experiência essencial na formação dos discentes de graduação do curso de Licenciatura em Pedagogia, pois possibilitou espaço de vivência em sala de aula e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento das crianças que participaram das atividades planejadas. O planejamento e as atividades realizadas foram fundamentados na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Nesse contexto percebeu-se a importância do planejamento e da formação continuada, sendo uma forma imprescindível de acompanhar as mudanças da sociedade e o processo dialético do contexto social em que as crianças estão inseridas. Portanto, as atividades de formação e de planejamento do programa possibilitaram aos estudantes de Pedagogia, bolsistas acesso a novos conhecimentos científicos e articulação da teoria e prática.

Biografia do Autor

Layanna Giordana Bernardo Lima, Universidade Federal do Tocantins

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Ciências pela USP

Referências

COELHO, S. M. A Alfabetização na Perspectiva Histórico-Cultural. UNESP, 2011.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. - 5. ed. Ver., 2. Reimpr. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção educação contemporânea).

MALANCHEN, J. Cultura,conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados,2016 (Coleção educação contemporânea).

MORAIS,G. A. S. Avaliação da aprendizagem e alfabetização: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.In:MALANCHEN, J. (Org.). Políticas educacionais, trabalho Pedagógico & Pedagogia Histórico-Crítica. Uberlândia: Navegando Publicações, 2022.

MORTATTI, M. R. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2019, 175 p. ISBN: 978-85-95463-39-4. https://doi.org/10.7475/9788595463394.

Downloads

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Marinho de Sousa, J., Barbosa Vieira, A., & Lima, L. G. B. (2024). PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 6(3), 227–234. https://doi.org/10.20873/19117