LINHAS DE COMPOSIÇÃO DE UMA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MIÚDOS ESTÉTICOS, POÉTICOS E AMAZÔNIA(S):

NARRATIVAS DE PIBIDIANOS DE PEDAGOGIA DO CAMPO E GEOGRAFIA EM MANAUS E BERURI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/PIBIDGEOG

Palavras-chave:

PIBID, Amazônia(s), Formação de professores, Pensamento da Diferença

Resumo

Narrar linhas de composições do Programa de Iniciação à Docência da Universidade do Estado do Amazonas – PIBID-UEA, especialmente nos subprojetos de Pedagogia do Campo e Geografia marca o objetivo do artigo. O movimento de pensar-sentir esse miúdo da formação de docentes iniciantes em viés metodológico vem tecido na espreita com o Pensamento da Diferença e constituído em narrativas estéticas, poéticas e Amazônia(s) cambiantes. Narrativas essas que se operam enquanto linhas (duras, flexíveis e de fuga) que coexistem e habitam tanto os territórios quanto discentes de ID e professoras-pesquisadoras, especialmente os subprojetos de Pedagogia do Campo e Geografia de Manaus e Beruri em relação à atuação entre novembro de 2024 e março de 2025. Nesta direção, o texto materializa possibilidades formativas a partir de pensamentos, sensibilidades, práticas de vida e de ensino/pesquisa que têm lançado olhares singulares para a potência de constituir uma docência por alinhavos menores, amazônidas e inventivos.

Biografia do Autor

Monica Silva Aikawa, Universidade do Estado do Amazonas

Professora da Universidade do Estado do Amazonas, mestre em Educação em Ciências na Amazônia e Coordenadora Institucional do PIBID/UEA. Tem se mobilizado em pesquisas em Educação, Infâncias e Amazônias no viés da Diferença com o Grupo de Pesquisa Vidar em In-Tensões. Também possui experiência na docência e coordenação pedagógica na Educação Básica pública de Manaus.

Mônica de Oliveira Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Professora da Universidade do Estado do Amazonas, Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Vidar em In-Tensões. Tem mobilizado discussões pós-estruturalistas na formação de professores e no currículo, na educação e no ensino de ciências.

Hiléia Monteiro Maciel Cabral, Universidade do Estado do Amazonas

Professora da Universidade do Estado do Amazonas, doutora em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Instrumentação para o Ensino de Ciências do IFAM. Tem pesquisado ensino de ciências, formação de professores e espaços educativos.

Referências

AZEVEDO, Ana Patrícia de Souza. Um navegar das vidas que ensinam ciências por entre a Educação do Campo Miúda. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2024.

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.). Iniciação a Docência em Ciências Sociais, Geografia e História. São Leopoldo: Oikos, 2011.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2018.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: Filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: Por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.

DELEUZE. Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira; MONTEIRO, Alexandrina. Educação menor como dispositivo potencializador de uma escola outra. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 33, p.185-200. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p185-200.id228.

GRISOTTO, Américo. Imagem do pensamento: Deleuze e a Filosofia da Diferença. GRIOT: Revista de Filosofia, Amargosa-BA, v.22, n. 3, p. 244-254, out. 2022. https://doi.org/10.31977/grirfi.v22i3.3022.

MACEDO, João Paulo Sales; DIMENSTEIN, Magda. Escrita acadêmica e escrita de si: experienciando desvios. Mental (Barbacena), v. 7, p. 153-166, 2009.

MOURA, Maria Edeluza Ferreira Pinto de; COSTA, Lucinete Gadelha da. O contexto e a produção curricular em uma experiência formativa deslocadora - Pedagogia do Campo, das águas e das florestas em uma área de conservação no estado do Amazonas. Revista Educação, Santa Maria, v. 49, 2024. http://dx.doi.org/10.5902/1984644485374.

SILVA, Mirlen Valéria Medeiros da; SILVA, Carlos Augusto Silva e; BRITO, Maria Remédios de Brito. Educação menor por entre as linhas do pensamento de Deleuze e Guattari: inspirações para o ensino de ciências. Linha Mestra, n.35, p.250-258, maio-ago 2018.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Aikawa, M. S., Costa, M. de O., & Cabral, H. M. M. (2025). LINHAS DE COMPOSIÇÃO DE UMA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MIÚDOS ESTÉTICOS, POÉTICOS E AMAZÔNIA(S):: NARRATIVAS DE PIBIDIANOS DE PEDAGOGIA DO CAMPO E GEOGRAFIA EM MANAUS E BERURI. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 247–267. https://doi.org/10.20873/PIBIDGEOG