CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS:

O PROTAGONISMO DOS PEDAGOGOS(AS) NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Claudionor Renato da Silva UFJ - Jataí
  • Vânia Gomes Cardoso Rede Pública do Município de Iporá. Docente da Faculdade Iporá, curso de Pedagogia
  • Josiane Moreira Cardoso Rede Pública da Secretaria do Estado de Goiás, em Iporá.
  • Hanna Aparecida Silva Feitosa Secretaria Municipal de Educação de Caiapônia, Goiás https://orcid.org/0000-0002-0832-5016

DOI:

https://doi.org/10.20873/PROTPEDEX

Palavras-chave:

Ensino de Ciências para Crianças, Espaços não-formais, Pedagogos(as).

Resumo

A pesquisa de ação de extensão aqui discutida, abarcou o tema do ensino de ciências para crianças em Parques da Ciência Universitários (PCU), Museus de Ciências (MC), Feiras de Ciências (FdC), Observatórios e Amostras de Ciências (OAC) e Centros de Divulgação Científica (CDC) – espaços não-formais, móveis ou não - promovidos/protagonizados por pedagogos(as). A problemática extensionista: o que a formação em pedagogia tem a oferecer com a extensão universitária visando a aproximação com a comunidade, na promoção das Ciências para as crianças? O objetivo geral é demarcar que pedagogos(as) são educadores(as) científicos(as) e agentes diretos nos eventos/ações nestes espaços. A metodologia aplicada na elaboração do artigo é a bibliográfica. Os resultados encaminham fontes para subsidiar eventos científicos em espaços não-formais.

Biografia do Autor

Claudionor Renato da Silva, UFJ - Jataí

Doutor em Educação Escolar pela UNESP/FCLar (Araraquara). Pedagogo. Licenciado em Matemática, Letras e Química. Docente e pesquisador na Universidade Federal de Jataí, Goiás; cursos de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

https://orcid.org/0000-0003-1693-4804

Vânia Gomes Cardoso, Rede Pública do Município de Iporá. Docente da Faculdade Iporá, curso de Pedagogia

Pedagogia e Licenciada em Letras e Pedagogia; Mestre em Educação, UFG, Regional Jataí.

Josiane Moreira Cardoso, Rede Pública da Secretaria do Estado de Goiás, em Iporá.

 Formada em Química e Pedagogia; Mestre em Química (UEG)

Hanna Aparecida Silva Feitosa, Secretaria Municipal de Educação de Caiapônia, Goiás

Pedagoga e Mestranda em Educação, UFJ, Bolsista CAPES

Referências

ABRANTES, Layssa.; SOUZA, Vinícius Catão de Assis. Ensino de Ciências em espaços não formais de educação: em foco a Estação de Tratamento de Água da UFV com um local para a formação cidadã. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 01–12, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/14577 . Acesso em: 4 abr., 2024.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

ASTOLFI, Jean-Pierre; DEVELAY, Michel. A didática das ciências. Campinas, SP: Editora Papirus, 2001.

BETTA, Edinéia Pereira da Silva, et al. Curricularização da extensão universitária: da teoria à prática. Brusque: Editora UNIFEBE, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação – CNE. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: CNE, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf . Acesso em 04 abr. , 2024.

CACHAPUZ, Antônio., et al. (orgs.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica – Questões e desafios para a Educação. 7.ª ed. Ijuí (RS): Editora da Unijuí, 2017.

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. Curricularização da extensão o desafio no contexto das licenciaturas. Revista Panorâmica online, 2, 2019. 109-124. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1023 . Acesso em 02 abr., 2024.

CRESTANA, Silvério.; CASTRO, Miriam Goldman.; PEREIRA, Gilson R.M. (orgs.). Centros e Museus de Ciência: visões e experiências. Subsídios para um programa nacional de popularização da ciência. São Paulo: Saraiva; Estação Ciência, 1998.

DELIZOICOV, Demétrio.; José André Angotti.; PERNAMBUCO, Martha Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3.a ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FARIAS, Glorgia Barbosa de Lima de.; RODRIGUES, Roberto Senna.; CARDOSO, Sérgio Ricardo Pereira. A extensão acadêmica como ferramenta para aprendizagem no ensino superior. Holos, Ano 35, v. 02, e9133, p. 1–15,, 2019. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9133/pdf . Acesso em 03 abr., 2024.

FINA, Bruna Gardernal.; AOKI, Camila. (org.). Extensão Universitária: um caminho de integração e aprendizagem. Campina Grande: Editora Amplla, 2021.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2011.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais

de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009. Disponível em https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1/5 . Acesso em 04 abr., 2024.

GOI, Mara Elisângela Jappe.; SILVA, Edila Rosane Álves da.; MEDEIROS, Denise Rosa. Formação continuada de professores: extensão universitária sobre a metodologia de resolução de problemas no Ensino de Ciências na modalidade remota. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, Paraná - Brasil. v. 18, p. 01-18, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/19653 . Acesso em 04 abr., 2024.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos Espaços Não-Formais de Educação para a formação da Cultura Científica. Em Extensão. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia v. 7, 2008, p. 55-66. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390 . Acesso em 02 abr., 2024.

KRASILCHIC, Myriam.; MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2007.

LACERDA, Mayara de Paulo. Contribuição do Ensino em Espaços não Formais para a Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, v.4, p. 225–232, 2022. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/57 . Acesso em 02 abr., 2024.

MARANDINO, Martha. A biologia nos museus de ciências: a questão dos textos em bioexposições. Ciência e Educação, v. 8, n. 2, p. 187-202, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/vNFpV5yXJYvvCTnHXZg498f/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 02 abr., 2024.

SANTOS, Paloma Marques dos; GOUW, Ana Maria Santos. Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores. Interfaces da Educação, v. 12, n. 34, 2021, 922–946, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5396 . Acesso em 03 abr., 2024.

MASSARANI, Luisa. Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil. Rio de Janeiro: Museu da Vida; Casa Oswaldo Cruz; Fiocruz, 2008.

MÜLLER, Diana Denise Radiske. Expedições investigativas em espaços não formais no ensino de ciências e suas potencialidades no ensino fundamental. 191f. 2022. Dissertação. (Mestrado). Centro de Ciências Naturais e Exatas - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, 2022.

NUNES, Alesandra Aparecida Marques. Uma análise sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores para sanar as defasagens dos alunos dos anos iniciais no que se refere à alfabetização e letramento no período pós pandêmico. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 12, p. 69–87, 2022. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/7978 . Acesso em: 6 abr. 2024.

PAVÃO, Antonio Carlos.; FREITAS, Denise. (Orgs.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2020.

PEREIRA, Antônio Batista.; OAIGEN, Edson Roberto.; HENNI, Georg J. Feiras de Ciências. Canoas (RS): Editora Ulbra, 2000.

ROCHA, Sônia Cláudia Barroso da; FACHÍN-TERÁN, Augusto. O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de ciências. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2010.

RODRIGUES, Micaías Andrade. Física na quarentena: resultados preliminares de um curso de extensão on-line. In: I Simpósio Sul – Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências SSAPEC, 28 a 30 de outubro de 2020, Mestrado em Ciências. Universidade Federal da Fronteira Sul. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SSAPEC/article/view/14417 . Acesso em: 6 abr. 2024.

SAMPIERI, Roberto Hernandez.; COLLADO, Carlos Fernández.; LÚCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 3 ed. McGraw Hill, São Paulo, 2006.

SCHIEL, Dietrich.; ORLANDI, Angelina Sofia.; FAGIONATO-RUFFINO, Sandra (Orgs.). Explorações em Ciências na Educação Infantil. São Carlos, SP: Compacta Gráfica e Editora Ltda., 2010.

SILVA, Maria das Graças Martins da. Extensão. A face social da universidade? Campo Grande (MS): Editora UFMS, 2000.

SILVA, Larissa.; FERNANDES , Kelly.; MACAMBIRA, Leidiane. Conhecimentos produzidos a partir de um projeto de extensão para uma formação antirracista na licenciatura em Biologia. Encontro de discentes pesquisadores e extensionistas, v. 1, n. 01, 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/edpe/article/view/15434 . Acesso em 3 abr., 2024.

SOUSA, Alessandra Carvalho de.; SILVA, Cristina Emanuelly da.; COSTA, Tairiz Tatiani da. Ações de extensão no ensino médio: química verde e desenvolvimento sustentável. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 6, p. 6834–6844, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1946 . Acesso em

abr. 2024.

TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie.; ARANTES, Valéria Amorim. (Org.). Educação formal e não-formal. Coleção pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus, 2008.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

da Silva, C. R., Gomes Cardoso, V., Moreira Cardoso, J., & Aparecida Silva Feitosa, H. (2025). CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS:: O PROTAGONISMO DOS PEDAGOGOS(AS) NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 543–565. https://doi.org/10.20873/PROTPEDEX