As relações da História Digital com pesquisas em História da educação matemática

Autores

Palavras-chave:

Repositório de Conteúdo Digital, Fontes digitais, Curadoria digital

Resumo

O presente texto se situa no âmbito das relações da História Digital com a História da educação matemática. Indica-se a importância de eventos científicos e a realização de pesquisas que tratem das fontes digitais, seus usos, metodologias e disseminação. Busca-se responder à questão: Quais as relações e contribuições da História Digital (HD) em pesquisas desenvolvidas em História da educação matemática (Hem)? Apoiado nas referências de Burton (2005), Brasil e Nascimento (2020) e Rocha (2020), procura-se abordar as considerações da HD, suas contribuições, o uso de base de dados, tal como os repositórios digitais, e identificam-se pesquisas realizadas por membros do GHEMAT-Brasil que se utilizaram destas fontes digitais na produção de pesquisa. É possível inferir que as fontes digitais contribuem sobremaneira para a realização de pesquisas, bem como para o desenvolvimento científico da História da educação matemática. Mas, também, aponta-se a necessidade de se problematizar seus usos, levando-se em conta aspectos indicados pela curadoria digital.

Biografia do Autor

Janine Marques da Costa Gregorio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8704-0870   Lattes: http://lattes.cnpq.br/9794314496664345. E-mail: janinemcosta13@gmail.com

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Departamento de Metodologia de Ensino na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Reitor João David Ferreira Lima, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil CEP: 88040-900. ORCID iD: https:/orcid.org/0000-0003-4493-9207 Lattes: http://lattes.cnpq.br/6716603062813715. E-mail: david.costa@ufsc.br

Referências

AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos et al. Os Repositórios Digitais e a pesquisa em História da Educação. Pesquisa e Ensino, Barreiras, v. 1, p. 1-25, 11 out. 2020. Pesquisa e Ensino. http://dx.doi.org/10.37853/pqe.e202035. Acesso em: 20 jan. 2022.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. HISTÓRIA DIGITAL: reflexões a partir da hemeroteca digital brasileira e do uso de caqdas na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), [S.L.], v. 33, n. 69, p. 196-219, abr. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s2178-14942020000100011. Acesso em: 20 jan. 2022.

BURTON, Orville Vernon. American Digital History. Social Science Computer Review, v. 23, n. 2. Social Science Computing Association - North Carolina State University, 2005, p. 207. Disponível em: http://ssc.sagepub.com/cgi/content/abstract/23/2/206. Acesso em 13 mar. 2022.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. Revista Ibero-americana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, v. 1, n. 1, p. 96-110, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160925 Acesso em: 14 fev. 2020.

FERREIRA, Jefferson dos Santos A graduação como elemento constituinte da matemática do ensino: uma análise da aritmética dos manuais pedagógicos (1933-1951). 2022. – 133 f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233729 Acesso em: 05 jul. 2022.

GIUSTI, Bruna Lima Ramos. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950. 2020. 196f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994 Acesso em: 15 jun. 2022.

GODOI, Anieli Joana de. A Aritmética em tempos de Matemática Moderna: registros em cadernos escolares do ensino primário (1950-1970). 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208283 Acesso em: 06 jun. 2022.

HOFFMANN, Yohana Taise; COSTA, David Antonio da. História da educação matemática conservação da cultura escolar. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa - RELIME, v. 21, p. 11-28, 2018. Disponível em: https://dx.doi.org/10.12802/relime.18.2111 Acesso em: 08 mar. 2022.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001.

LEITE, Fernando Cesar Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação cientifica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto / Fernando Cesar Lima Leite. — Brasília: Ibict, 2009. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/775 Acesso em: 14 dez. 2021.

PIMENTA, Ricardo Medeiros. Os Objetos Técnicos e seus papéis no horizonte das Humanidades Digitais: um caso para a Ciência da Informação. Revista Conhecimento em Ação, v. 1, n. 2, p. 33, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/viewFile/20/7147 Acesso em: 03 jun. 2022.

PIRES, Rafaela Lopes; AMORIM, Sara Raphaela Machado. História digital e o ofício do historiador: Modos de ser e fazer no repositório da revista Pour l’ère nouvelle. Holos. v. 37, n. 8, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11773 Acesso em: 10 mar. 2022.

ROCHA, José Milton. Imprensa, internet e história: a produção da notícia em impressos e cibermeios de Dourados. 230f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS: UFGD, 2020. Disponível em: https://www.ppghufgd.com/wp-content/uploads/2020/12/Tese-Jose-Milton-Rocha.pdf Acesso em: 14 jan. 2022.

SANTOS, Thayse Natália Cantanhede. Curadoria digital e preservação digital: cruzamentos conceituais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 450–464, 2016. DOI: 10.20396/rdbci.v14i3.8646336. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646336 . Acesso em: 5 jun. 2022.

SAYÃO, Luis Fernando; SALES, Luana Farias. Curadoria digital: um novo patamar para preservação de dados digitais de pesquisa. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, v. 22, n. 3, 2012. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/12224 Acesso em: 01 jul. 2022.

SILVEIRA, Pedro Telles da. História, técnica e novas mídias: reflexões sobre a história na era digital. 2018 372f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/189249/001086242.pdf?sequence=1 . Acesso em: 10 jun. 2022.

SOUZA, Andréia Fernandes de. Uma história dos problemas aritméticos: mudanças no saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1960). 2021. 150f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230713 Acesso em: 12 mar. 2022.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática,v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.5007/%25x Acesso em: 10 mar. 2022.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Boletim Online de Educação Matemática, v. 10, p. 10-24, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2357724X10192022010 Acesso em: 14 mar. 2022.

VEEN, Wim. VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Tradução: Vinícius Figueira - Porto Alegre: Artmed, 2009. 139 p.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

GREGORIO, Janine Marques da Costa; COSTA, David Antonio da. As relações da História Digital com pesquisas em História da educação matemática. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 139–153, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14963. Acesso em: 5 nov. 2024.