Comunicando educação: construindo um jornal estudantil no IFPB campus Catolé do Rocha
Palavras-chave:
Jornal estudantil, Educação, História, Internet, EscritaResumo
O artigo trata do projeto “Comunicando Educação: construindo um jornal estudantil” desenvolvido por discentes e docentes dos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal da Paraíba, campus Catolé do Rocha, entre 2021 e 2022. Partindo de ideias sugeridas pelos alunos do campus, o projeto deu origem ao jornal digital Comunica IFPB Catolé no qual os alunos escreveram sobre história, política, poesias, crônicas, direitos das mulheres, estudantis e dos jovens, cinema, música, entre outros temas. Tratou-se, pois, de um projeto que desenvolveu a pesquisa e a escrita, as disciplinas humanas e as disciplinas técnicas, envolvendo a produção de conhecimentos diversos, aprofundando o ensino e a aprendizagem.
Referências
ANDRADE, Lorenna Eduarda de Oliveira. A cidade e a matriz: estudo de caso da Igreja Nossa Senhora dos Remédios da cidade de Catolé do Rocha-PB (1938-2021). Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Curso Técnico Integrado em Edificações, Instituto Federal da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo:
Martins Fontes, 2003.
CERRI, Luís Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da Didática da História. Revista de História Regional; 6 (2); 93-112, 200.
FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Marias Dias de. Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.
MALUF, Marina. Ruídos da memória. São Paulo: Siciliano, 1995.
MELO, Ana Lúcia Gomes de et al. Catolé do Rocha em muitas lentes: coletânea. João Pessoa: Gráfica JB, 2013.
MONTEIRO, Ana Maria. Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad; Faperj, 2014.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução: Angela M. S. Correa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2013.
PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou Da Educação. Rio de Janeiro: Bertrand
do Brasil, 1995.Tradução Sérgio Mallet. 3 ed. Disponível
em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/emc3adlio-ou-daeducac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição Histórica Situada: que aprendizagem histórica é essa? In: BARCA, Isabel (Org.). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Editora Unijuí, 2009, p. 21-51.