Comunicando educação: construindo um jornal estudantil no IFPB campus Catolé do Rocha

Autores

  • Luciana Carlos Geroleti Instituto Federal Catarinense
  • Heloísa de Sá Santos Instituto Federal da Paraíba
  • Kaique Vieira Soares Instituto Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Jornal estudantil, Educação, História, Internet, Escrita

Resumo

O artigo trata do projeto “Comunicando Educação: construindo um jornal estudantil” desenvolvido por discentes e docentes dos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal da Paraíba, campus Catolé do Rocha, entre 2021 e 2022. Partindo de ideias sugeridas pelos alunos do campus, o projeto deu origem ao jornal digital Comunica IFPB Catolé no qual os alunos escreveram sobre história, política, poesias, crônicas, direitos das mulheres, estudantis e dos jovens, cinema, música, entre outros temas. Tratou-se, pois, de um projeto que desenvolveu a pesquisa e a escrita, as disciplinas humanas e as disciplinas técnicas, envolvendo a produção de conhecimentos diversos, aprofundando o ensino e a aprendizagem.

Biografia do Autor

Luciana Carlos Geroleti, Instituto Federal Catarinense

Doutora em História (UFSC). Professora de História do Instituto Federal Catarinense (IFC). Endereço para correspondência: Rua Batista Teixeira, n. 22 centro Palmas/PR, Brasil, CEP: 88555-000. ORCID iD: 0000-0001-7647-0074. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7591474277030415. E-mail: geroleti@mail.com.

Heloísa de Sá Santos, Instituto Federal da Paraíba

Discente do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Catolé do Rocha/PB.

Kaique Vieira Soares, Instituto Federal da Paraíba

Discente do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Catolé do Rocha/PB

Referências

ANDRADE, Lorenna Eduarda de Oliveira. A cidade e a matriz: estudo de caso da Igreja Nossa Senhora dos Remédios da cidade de Catolé do Rocha-PB (1938-2021). Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Curso Técnico Integrado em Edificações, Instituto Federal da Paraíba, Catolé do Rocha, 2021.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo:

Martins Fontes, 2003.

CERRI, Luís Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da Didática da História. Revista de História Regional; 6 (2); 93-112, 200.

FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Marias Dias de. Dicionário de Ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016.

MALUF, Marina. Ruídos da memória. São Paulo: Siciliano, 1995.

MELO, Ana Lúcia Gomes de et al. Catolé do Rocha em muitas lentes: coletânea. João Pessoa: Gráfica JB, 2013.

MONTEIRO, Ana Maria. Pesquisa em Ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: Mauad; Faperj, 2014.

PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução: Angela M. S. Correa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou Da Educação. Rio de Janeiro: Bertrand

do Brasil, 1995.Tradução Sérgio Mallet. 3 ed. Disponível

em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/emc3adlio-ou-daeducac3a7c3a3o.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Cognição Histórica Situada: que aprendizagem histórica é essa? In: BARCA, Isabel (Org.). Aprender História: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Editora Unijuí, 2009, p. 21-51.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

GEROLETI, Luciana Carlos; SANTOS, Heloísa de Sá; SOARES, Kaique Vieira. Comunicando educação: construindo um jornal estudantil no IFPB campus Catolé do Rocha . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 46–57, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14957. Acesso em: 23 dez. 2024.