Movimentos sociais e formação: as experiências e aprendizados de educadores e educadoras do Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio

Autores

Palavras-chave:

Cursinhos Populares, Movimentos sociais, aprendizado educacional

Resumo

Este artigo apresenta análise de parte dos dados produzidos no contexto de pesquisa de mestrado acerca da experiência de educadores e educadoras do Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio que aconteceu em uma comunidade na Zona da Mata mineira. A pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumento metodológico as entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir de eixos temáticos elaborados a partir do conteúdo das narrativas dos sujeitos colaboradores. Para elaboração deste artigo foram consideradas entrevistados/as de quatro educadores/as, estudantes e ex-alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) das quatro grandes áreas. A partir delas foi possível compreender a constituição do cursinho enquanto movimento social educador (GOMES, 2017). As narrativas sinalizaram para aprendizados no campo político, ético, linguístico, cultural, prático e teórico (GOHN, 2011). A partir da pesquisa foi possível compreender que a experiência atravessou a formação desses sujeitos constituindo um espaço importante de deslocamentos, reflexões e construção de conhecimento.

Biografia do Autor

Tawani Mara de Sousa Paiva, Universidade no Estado de Minas Gerais

Mestra pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora na Universidade no Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Av. Paraná, 3001 - Jardim Belvedere I, Divinópolis - MG, 35501-170. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2184-9631 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0719526400095206. E-mail: tawani.paiva@uemg.br

Carmem Lúcia Eiterer, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG,CEP: 31270-901. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-6978-155X  Lattes: http://lattes.cnpq.br/9905263965506713. E-mail: eiterercarmem@gmail.com.

Referências

CARRIL, Lourdes. Quilombo, favela e periferia: a longa busca por cidadania. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2006.

CARVALHO, Márcio F. de; FREITAS, Maria Célia de. Perspectivas e desafios dos cursinhos populares da Zona da Mata Mineira. Revista ELO – Diálogos em Extensão, Viçosa, Minas Gerais, v 2, n. 1, p. 171-182, 2013. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v2i1.17. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/996. Acesso em 08 de setembro de 2021.

CASTRO, Clóvis Alexandre. Cursinhos alternativos e populares: Movimentos territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. 2005, 110f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), Presidente Prudente.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, Moacir. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. In: Revista diálogos: pesquisa e extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v. 18, n.1, p. 10-32, 2012.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v. 16 n. 47 maio-ago. p. 333- 361, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782011000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vXJKXcs7cybL3YNbDCkCRVp/?lang=pt. Acesso em 08 de setembro de 2021.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

KATO, Danilo Seithi. O papel dos cursinhos populares no acesso e mudanças de perspectivas de seus participantes. Cadernos CIMEAC, Ribeirão Preto, n. 1, p. 5-24, 2011. DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v1i1.1430. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1430. Acesso em 08 de setembro de 2021.

NASCIMENTO, Alexandre. Movimentos sociais, educação e cidadania: um estudo sobre os cursos pré-vestibulares populares. 1999. 108p. Mestrado (Dissertação em Educação). Faculdade de educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

_____________________. Os cursos pré-vestibulares e os desafios das políticas educacionais afirmativas. In: BRAGA, Maria Lúcia de S.; SILVEIRA, Maria Helena Vargas da (orgs.). O programa de diversidade na universidade e a construção de uma política educacional antiracista. Brasília: Secretaria da Educação continuada, alfabetização e diversidade. UNESCO, p. 60-88, 2007.

____________________. O movimento dos cursos pré-vestibulares para negros e a política de cotas nas instituições de ensino superior. Cadernos Imbondeiro. João Pessoa. v.2, n.1, p. 1-9, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ci/article/view/14182. Acesso em 08 de setembro de 2021.

PAIVA, Tawani Mara de Sousa e EITERER, Carmem Lúcia. A formação de professores/as no contexto da extensão universitária: o caso do cursinho quilombola – Córrego do Meio. In: MALETTA, Ana Paula Braz; STARLING, Cláudia e SANTOS, Neide Elisa Portes dos (orgs.). Processos educativos em contextos diversos: interrogando a formação. 1ª edição. São Carlos: De Castro, 2021. p. 425-263.

PAIVA, Tawani Mara de Sousa. Travessia: as experiências de educandas e educadoras/es no cursinho popular quilombola – Córrego do Meio. Dissertação. 2019, 165f. (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

SIQUEIRA, Camila Zucon Ramos de. Os Cursinhos Populares: Estudo Comparado Entre MSU e EDUCAFRO-MG. Dissertação. 2011, 100f. (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

_______________________________. Cursinhos Populares em movimento: articular e (re)conhecer contradições. 2008, 54f. Monografia (Graduação em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

STRECK, Danilo Romeu. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.300- 310. Ecos de angicos: temas Freireanos e a pedagogia atual. Pro-Posições | v. 25, n. 3 p. 83-101. set./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000200007.

WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta. Da “invenção” do vestibular aos cursinhos populares: Um desafio para a Orientação Profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional. v. 11, n. 2, p. 289-297. jul/dez. 2010. ISSN: 1679-3390. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/125179. Acesso em 08 de setembro de 2021.

WHITAKER, Dulce Consuelo Andreatta; ONOFRE, Silvana Aparecida. Representações sociais em formação sobre os vestibulares dos estudantes de um cursinho comunitário na zona rural. In: Revista Brasileira de Orientação Profissional. v.7, n.1, p. 44-55, 2006. ISSN: 1679-3390. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=203016899006. Acesso em 08 de setembro de 2021.

ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. 65, p. 149-166, jul./set. 2017. DOI: 10.1590/0104-4060.47454. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47454/33236. Acesso em 09 de setembro de 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

PAIVA, Tawani Mara de Sousa; EITERER, Carmem Lúcia. Movimentos sociais e formação: as experiências e aprendizados de educadores e educadoras do Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 19–34, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14785. Acesso em: 22 nov. 2024.