Movimentos sociais e formação: as experiências e aprendizados de educadores e educadoras do Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio

Autores

Palavras-chave:

Cursinhos Populares, Movimentos sociais, aprendizado educacional

Resumo

Este artigo apresenta análise de parte dos dados produzidos no contexto de pesquisa de mestrado acerca da experiência de educadores e educadoras do Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio que aconteceu em uma comunidade na Zona da Mata mineira. A pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumento metodológico as entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir de eixos temáticos elaborados a partir do conteúdo das narrativas dos sujeitos colaboradores. Para elaboração deste artigo foram consideradas entrevistados/as de quatro educadores/as, estudantes e ex-alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) das quatro grandes áreas. A partir delas foi possível compreender a constituição do cursinho enquanto movimento social educador (GOMES, 2017). As narrativas sinalizaram para aprendizados no campo político, ético, linguístico, cultural, prático e teórico (GOHN, 2011). A partir da pesquisa foi possível compreender que a experiência atravessou a formação desses sujeitos constituindo um espaço importante de deslocamentos, reflexões e construção de conhecimento.

Biografia do Autor

Tawani Mara de Sousa Paiva, Universidade no Estado de Minas Gerais

Mestra pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora na Universidade no Estado de Minas Gerais (UEMG), Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. Av. Paraná, 3001 - Jardim Belvedere I, Divinópolis - MG, 35501-170. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2184-9631 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0719526400095206. E-mail: tawani.paiva@uemg.br

Carmem Lúcia Eiterer, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Titular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG,CEP: 31270-901. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-6978-155X  Lattes: http://lattes.cnpq.br/9905263965506713. E-mail: eiterercarmem@gmail.com.

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

PAIVA, Tawani Mara de Sousa; EITERER, Carmem Lúcia. Movimentos sociais e formação: as experiências e aprendizados de educadores e educadoras do Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 19–34, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14785. Acesso em: 18 abr. 2024.