Movimentos sociais e formação: as experiências e aprendizados de educadores e educadoras do Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio
Palavras-chave:
Cursinhos Populares, Movimentos sociais, aprendizado educacionalResumo
Este artigo apresenta análise de parte dos dados produzidos no contexto de pesquisa de mestrado acerca da experiência de educadores e educadoras do Cursinho Popular Quilombola – Córrego do Meio que aconteceu em uma comunidade na Zona da Mata mineira. A pesquisa de cunho qualitativo teve como instrumento metodológico as entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir de eixos temáticos elaborados a partir do conteúdo das narrativas dos sujeitos colaboradores. Para elaboração deste artigo foram consideradas entrevistados/as de quatro educadores/as, estudantes e ex-alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) das quatro grandes áreas. A partir delas foi possível compreender a constituição do cursinho enquanto movimento social educador (GOMES, 2017). As narrativas sinalizaram para aprendizados no campo político, ético, linguístico, cultural, prático e teórico (GOHN, 2011). A partir da pesquisa foi possível compreender que a experiência atravessou a formação desses sujeitos constituindo um espaço importante de deslocamentos, reflexões e construção de conhecimento.
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