PADRÕES E HÁBITOS ASSOCIADOS AO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS POR ALUNOS DE CURSO TÉCNICO

Autores

  • Charles Jefferson Rodrigues Alves e Alves

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, alunos, educação

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar as aplicações móveis mais utilizadas pelos escolares de forma a empregá-las dentro do processo de aprendizagem escolar. Referencial teórico: Os dispositivos móveis e seus aplicativos tornaram-se um fator indispensável em nossas vidas diárias e com o crescente aumento das taxas de vendas e uso, compreender a respeito desses aplicativos são um importante campo a ser desbravado pela pedagogia. Metodologia: Um questionário foi aplicado entre os meses de agosto a dezembro de 2014 para cerca de 87 estudantes voluntário e proprietários de dispositivos móveis do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio e do Curso Técnico Subsequente de Informática para Internet do Instituto Federal do Tocantins, localizado na cidade de Araguaína-TO. As perguntas propostas estavam organizadas no intuito de extrair as informações particulares dos discentes e poder investigar no ponto de vista da utilização dos seus dispositivos móveis. Resultados do estudo: Os resultados mostraram que os estudantes manuseiam seus dispositivos praticamente em todo tempo e igualmente não utilizam os aplicativos instalados para fins educacionais, porém para a comunicação e redes sociais, cerca de aproximadamente 75% dos educandos dispõe de algum plano de internet 3G. Se tais aplicativos fossem projetados e usados para fins educativos, um ambiente educacional mais eficaz poderia ser criado. O assunto está em crescimento conforme os autores pesquisados, da mesma forma poder conciliar a aprendizagem no meio dos principais aplicativos utilizados é um desafio.

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Publicado

2015-11-12

Como Citar

RODRIGUES ALVES E ALVES, Charles Jefferson. PADRÕES E HÁBITOS ASSOCIADOS AO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS POR ALUNOS DE CURSO TÉCNICO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 53–66, 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13468. Acesso em: 23 dez. 2024.