CONTRIBUIÇÃO DAS LICENCIATURAS NO PROCESSO DE INSERÇÃO DO CAMPUS DA UFT NA CIDADE DE ARRAIAS

Autores

Palavras-chave:

Licenciaturas, Desenvolvimento Sócio Educacional, Educação

Resumo

Esse artigo é resultado de Tese de Doutoramento no âmbito do PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), intitulada “Universidade Federal  do Tocantins/Campus de Arraias na consolidação do desenvolvimento socioeducacional, os indicadores sociais e as percepções dos sujeitos da região sudeste do Estado do Tocantins” e analisa a contribuição das licenciaturas no processo de inserção do Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Arraias, destacando seu impacto educacional, social e econômico na região Sudeste do Tocantins e áreas adjacentes. O campus se destaca por atender principalmente alunos do Tocantins e regiões vizinhas, valorizando aspectos sociais, culturais e econômicos locais. Os cursos dialogam com essas especificidades, sendo a Licenciatura em Educação do Campo um exemplo de integração entre teoria e prática comunitária. Os cursos de Pedagogia e Matemática focando na gestão educacional, soluções para os desafios regionais e a qualificação docente. A expansão planejada, com inclusão de cursos tecnólogos e bacharelados, busca diversificar a formação e atender às demandas locais, consolidando a UFT como um agente essencial no desenvolvimento sustentável, na melhoria da educação básica e na transformação social no Sudeste do Tocantins.

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Publicado

2025-05-02

Como Citar

NASCIMENTO, Mauricio Reis Sousa do; ROTHEN, José Carlos. CONTRIBUIÇÃO DAS LICENCIATURAS NO PROCESSO DE INSERÇÃO DO CAMPUS DA UFT NA CIDADE DE ARRAIAS. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e202502, 2025. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/21434. Acesso em: 5 dez. 2025.