Olhares Infantis: brincando e lutando na Ocupação Guarani Kaiowá

Autores

Palavras-chave:

Protagonismo Infantil; Ocupação Urbana; Guarani Kaiowá; Movimentos Sociais; Educação

Resumo

Qual é o papel das crianças na luta pela terra e moradia? Busca-se uma análise do protagonismo infantil em uma Ocupação urbana, denominada Guarani Kaiowá, localizada em Contagem/MG, Brasil. A metodologia se baseou em oficinas de fotografia e vídeo; observação participante; entrevistas; e, análise documental. As crianças desenvolvem-se brincando e lutando, produzindo o território da GK, com a criação de laços afetivos com o Pé de Manga. Conclui-se que a organização da Ocupação Guarani Kaiowá é uma busca incessante de utopia concreta, pois efetiva, mesmo que sob todas as precariedades, a utopia do direito à moradia. Destarte, as crianças são sujeitos protagonistas, pois, tornando sonhos em realidade, elas brincam ao mesmo tempo em que lutam. Sem negligenciar que a terra é por direito de quem faz dela viva.

Biografia do Autor

Frederico Alves Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Sociólogo, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Cláudio, Minas Gerais, Brasil. Endereço para correspondência: MG-230, n.33, Cláudio/MG, Brasil. CEP: 35530-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-7833-9758 Lattes: http://lattes.cnpq.br/6783061420488333 E-mail: frederico.lopes@uemg.br . Trabalho realizado sob orientação da Professora Antônia Vitória Soares Aranha (FaE/UFMG).

Referências

ALDERSON, P. As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educ. Soc. (Campinas) Vol. 26, n. 91, p. 419-442, Maio/Ago, 2005.

BLOCH, E. O Princípio Esperança. Rio de Janeiro: Contraponto, Vol. 1 e 2, 2005.

BOULOS, G. Apresentação. In: Engels, F. Sobre a Questão Urbana. São Paulo: Boitempo, 2015.

CORREIA, L. O. Os Filhos da Luta Pela Terra: As Crianças do MST. [Dissertação de Mestrado] Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Educação, 2004.

DIAS, M. T. F. As ocupações urbanas em Belo Horizonte: (re)construindo a justiça espacial nas metrópoles. Anais III Congresso Internacional Espaços Comuns e as Cidades de Exceção, Belo Horizonte, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.

GALEANO, E. De Pernas pro Ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 2009.

HARVEY, D. A liberdade da cidade. In: Cidades Rebeldes. São Paulo: Boitempo, 2013.

JENKS, C. Constituindo a Criança. Revista Educação, Sociedade & Culturas, 2012.

LEFEBVRE, H. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

LOPES, F. Brasil de Fato. Ocupar e Comemorar: 4 anos de luta na Ocupação Guarani Kaiowá. 2018. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2017/04/17/ocupar-e-comemorar-4-anos-de-luta-na-ocupacao-guarani-kaiowa-em-contagem-mg/>.

LOURENÇO, T. C. B. Cidade Ocupada. [Dissertação de Mestrado em Arquitetura] Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

MAIA, M. N. P. Militantes e moradores de um ocupação: uma etnografia da Ocupação Emanuel Guarani Kaiowá. [Monografia de Conclusão de Curso em Ciências Sociais] Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.

MARTINS, J. S. Regimar e seus amigos: a criança na luta pela terra e pela vida. In: O massacre dos inocentes. São Paulo: Editora Hucitec, 1991.

MORALES, S.; MAGISTRIS, G. (orgs.) Niñes em Movimento: del adultocentrismo a la emancipación. Buenos Aires: Editorial El Colectivo, 2018.

PERICLES, L. As ocupações urbanas, a luta por moradia e o direito à cidade. Brasil de Fato, Belo Horizonte, 06 de dezembro de 2016.

RAMOS, M. M. Educação, Trabalho e Infância: contradições, limites e possibilidades no movimento dos trabalhadores sem terra. [Dissertação de Mestrado] Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação, 2016.

ROSSETTO, E. R. A. Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós: a educação das crianças sem terrinha no MST. [Dissertação de Mestrado] Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação, 2009.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

LOPES, Frederico Alves. Olhares Infantis: brincando e lutando na Ocupação Guarani Kaiowá. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 116–132, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14792. Acesso em: 18 abr. 2024.