REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: CONTRADIÇÕES ENTRE PUNIR E EDUCAR

Autores

  • Maura Cristina Soares de Carvalho
  • Rita de Cássia Petrenas

Palavras-chave:

Violência, Educação, Maioridade penal

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar aspectos pertinentes em torno da temática da redução da maioridade penal e paralelamente abordar enfoques consideráveis da origem das desigualdades geradoras da violência no tocante a infância e adolescência. O estudo apresentado justifica sua importância, uma vez que procura compreender a problematização abordando aspectos sociais, históricos e culturais da sociedade brasileira Para atingir tais objetivos adotamos como metodologia o levantamento bibliográfico, tendo como ponto de partida publicações sobre o início da história do Brasil abordando a violência contra a criança e adolescente desde a colonização, permitindo a compreensão sobre a procedência da temática que reflete na atualidade, e assim entender as dificuldades de colocar em prática os direitos e deveres previstos para crianças e adolescentes. Como resultado espera-se que esse trabalho possa proporcionar a compreensão dos aspectos em torno da idade penal, pois compreendemos que de fato sua necessidade não solucionaria o problema da
violência presente nos dias atuais.

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Publicado

2017-03-01

Como Citar

SOARES DE CARVALHO, Maura Cristina; PETRENAS, Rita de Cássia. REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: CONTRADIÇÕES ENTRE PUNIR E EDUCAR. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 81–100, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13489. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos