GEOMETRIA FRACTAL: DESVENDANDO AS BELEZAS DO UNIVERSO

Autores

  • Alcione Marques Fernandes
  • Natália Moura da Rocha
  • Sidney Soares Porto

Palavras-chave:

Geometria Fractal, Belezas Fractais, Relato de Experiência

Resumo

A Geometria denominada Fractal surgiu a partir da observação de fenômenos na natureza que não podem ser descritos pela precisão da geometria tradicional. Criado por Benoit Mandelbrot, considerado o precursor desta Geometria, o termo Fractal deriva do latim e quer dizer irregular, quebrado. A Geometria Fractal está diretamente ligada às formas e cores da natureza e do universo definidas como complexas e belas. Os fractais são encontrados na natureza, como também podem ser recriados em programas computacionais. A oficina de fractais, objeto deste relato de experiência, foi desenvolvida durante a I Semana Integrada do cursos de Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Arraias, em novembro de 2016 e teve como objetivo apresentar as belezas dos fractais e suas propriedades aos participantes: estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática e professores da Educação Básica.

Referências

BALDOVINOTTI, J. N. Um estudo de Fractais Geometricos na Formação de Professores de Matemática. 2011. 204f. Dissertação-Pós Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista – UEP,Rio Claro, 2011.

BEMFICA, A.; ALVES, C. Fractais: Progressão e série geométrica – uma metodologia de ensino. 2010.2. Dissertação (Mestrado em Física) - Faculdade Cenecista de Osório (FACOS),

Rio Grande do Sul, 2010.2.

BARBOSA, Ruy. M. Descobrindo a Geometria Fractal: para a sala de aula. 3 ed. Autêntica: Belo Horizonte, 2005.

CAPRA, F. . A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 3.ª ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

CARVALHO, M. C. C. S.; SILVA, A. Fractais: uma breve introdução. 1 ed. São Paulo: Ed. da Faculdade São Judas, 1986.

COELHO, J. B. Geometria fractal: um olhar sobre a necessidade de inclusão na estrutura curricular do ensino médio. 2015. 79 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) –

Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2015.

MERLEAU-PONTY, M. A Natureza. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SALLUM, É. M. Fractais no ensino médio. Revista do Professor de Matemática, n.º 57, 2º quadrimestre, 2005.

SORNETTE, D. Fenômenos críticos em ciências naturais. Berlim: Springer, 2000.

STEWART, I. Será que Deus joga dados? A nova matemática do caos. 1.ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

Downloads

Publicado

2017-09-15

Como Citar

MARQUES FERNANDES, Alcione; MOURA DA ROCHA, Natália; SOARES PORTO, Sidney. GEOMETRIA FRACTAL: DESVENDANDO AS BELEZAS DO UNIVERSO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 107–115, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13483. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos