BRINCAR COMO ANTÍDOTO: REFLEXÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO ‘TARJA BRANCA’

Autores

  • Maria Aparecida Augusto Satto Vilela
  • Carlos Aparecido Soares Filho
  • João Vitor Santos Silva
  • Jennifer Florindo de Aguiar

Palavras-chave:

Criança, Cultura, Cultura Lúdica, Brincar

Resumo

O presente trabalho tem como intuito tecer reflexões sobre a cultura lúdica. Neste sentido, pretendemos tratar, com mais ênfase, sobre a cultura lúdica infantil, que é construída a partir das experiências que as crianças têm com o brincar. As reflexões advindas dessas leituras contribuíram para a construção da pergunta que direciona este artigo: Como o brincar se constitui em antídoto para combater a sociedade adultocêntrica que nos assola? A partir dessa questão, temos como objetivo principal identificar como o brincar pode contribuir para que as crianças se constituam como seres humanos em formação, mais felizes, éticos e não como adultos em miniatura. Os procedimentos metodológicos perpassam pela análise textual do documentário Tarja Branca – A Revolução que faltava (2014), sob direção de Cacau Rhoden. Nessa perspectiva, a análise do filme, com base no referencial teórico, contribuiu para reflexões sobre o poder do lúdico: dos jogos e das brincadeiras na vida do ser humano. Em relação às crianças é necessário entendê-las como protagonistas dessas experiências, pois não apenas reproduzem os valores culturais de seu convívio, elas também os transformam e modificam, produzindo cultura. Por fim, é pelo brincar que conseguem se desenvolver integralmente, assim como se relacionam com o meio no qual estão inseridas, sobretudo para criarem seus próprios modos de intervir no mundo da cultura. 

Referências

BROUGÉRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica, Revista da Faculdade de Educação, 24 (2), p. 1-9, Julho/1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-25551998000200007. Acesso em: 12 dez. 2023.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4.ed. Tradução: João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

INSTITUTO BRINCANTE. Conheça o Brincante. Disponível em: https://institutobrincante.org.br/sobre/. Acesso em: 11 dez. 2023.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação Infantil. In: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil do Brasil. Cadernos de educação de infância, n. 90, p. 4-7, maio/agosto 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7155-2-3-brinquedos-brincadeiras-tizuko-morchida/file. Acesso em: 11 dez. 2023.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 35-52.

MAGALHÃES, J.C; RIBEIRO, P.R.C. Artefatos culturais: algumas possibilidades para promoção de uma educação para sexualidade. Revista Diversidade e Educação, v.1, n.1, p.45-46, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/download/6232/4325/18920. Acesso em: 05 jul. 2023.

MELLO, Suely Amaral. A escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.135-155.

PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes - Conceitos e metodologia (s). CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - SOPCOM, 6, Anais…, abril de 2009.

TARJA BRANCA, Cacau Rhoden, Maria Farinha FILMES, 19 de junho de 2014. Disponível em: https://vimeo.com/185171112. Acesso em: 10 dez. 2023.

VALENTIM, Daniel Costa. Entre brincadeiras e trocados: fragmentos etnográficos das experiências lúdicas de crianças em situação de rua em Fortaleza-CE. Revista Três Pontos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v.4, n.2, p. 97-104, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistatrespontos/article/view/3226/2011. Acesso em: 10 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-09-22

Como Citar

AUGUSTO SATTO VILELA, Maria Aparecida; APARECIDO SOARES FILHO , Carlos; SANTOS SILVA, João Vitor; FLORINDO DE AGUIAR, Jennifer. BRINCAR COMO ANTÍDOTO: REFLEXÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO ‘TARJA BRANCA’. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/19657. Acesso em: 5 nov. 2024.