SABERES E FAZERES NECESSÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ABORDAGEM ANDRAGÓGICA

Autores

  • Wendel Souza Santos

Palavras-chave:

Andragogia, Educação de jovens e adultos, Formação continuada

Resumo

A pesquisa aborda as contribuições da Andragogia para a Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo compreender o processo andragógico de aprendizagem na educação de jovens e adultos, reconhecendo suas especificidades. Para o desenvolvimento do trabalho, foi feita uma pesquisa qualitativa que é caracterizada como multimetodológica. Usou como instrumento de coleta de dados a entrevista com alunos da EJA como lócus da pesquisa. As etapas constaram de levantamentos bibliográficos e entrevistas. As entrevistas foram ealizadas com alguns alunos do Programa TOPA (Todos Pela Alfabetização) em Ilhéus- BA, sempre relacionando os relatos com o embasamento teórico. Verificou-se que os alunos são detentores de muitas histórias de vida e expectativas em relação ao seu processo de escolarização, as condições de vida e conhecimentos são variadas, é desejável um professor com perfil para trabalhar na EJA que leve em conta a heterogeneidade de seus alunos, as características da vida adulta e os diferentes estilos de aprendizagem, um profissional que valorize a formação continuada.

Referências

APOSTÓLICO, Cimara. Andragogia: um olhar para o aluno adulto. Augusto Guzzo Revista Acadêmica. n.9. jul/dez.2012. Disponível em <http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/31>. Acesso em: 17 jan. 2014.

AQUINO, Carlos Tasso Eira de. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

ARROYO, Miguel. Formar educadores e educadoras de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio José Gomes (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte:

Autentica, 2006. p. 17-32.

BATISTA, Gustavo Araújo; SILVA, Márcia Rodrigues Luiz. Estilos de aprendizagem Kolb. 2010. Disponível em: <http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/105>. Acesso em: 15 jan. 2014.

BEHRENS, M. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. 2006. Trabalhando com a educação de jovens e adultos: alunos e alunas da EJA. Brasília.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 9. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na prática escolar. In: LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 53-76.

MIZUKAMI, Maira. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 2002.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformular o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 19. ed. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2011.

OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves de. Andragogia e aprendizagem na modalidade de educação a distância: contribuições da neurociência. São Paulo: Peixoto Neto, 2009.

OSÓRIO, A. Educação permanente e educação de adultos. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2003.

SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 31, p. 208-210, set. 2008.(Coleção Memória da Educação). Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/715/71518580015.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2014.

VÓVIO, Cláudia Lemos. Formação de educadores de jovens e adultos: a apropriação de saberes e práticas conectadas à docência. In: SOARES, Leôncio José Gomes (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: educação de jovens e adultos. Coleção Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p.

-77.

ZITKOSKI, Jaime José. Diálogo/dialogicidade. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2010. 439 p.

Downloads

Publicado

2015-11-12

Como Citar

SOUZA SANTOS, Wendel. SABERES E FAZERES NECESSÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ABORDAGEM ANDRAGÓGICA. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 104–120, 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13469. Acesso em: 29 abr. 2024.