SABERES E FAZERES NECESSÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ABORDAGEM ANDRAGÓGICA
Palavras-chave:
Andragogia, Educação de jovens e adultos, Formação continuadaResumo
A pesquisa aborda as contribuições da Andragogia para a Educação de Jovens e Adultos. Tem como objetivo compreender o processo andragógico de aprendizagem na educação de jovens e adultos, reconhecendo suas especificidades. Para o desenvolvimento do trabalho, foi feita uma pesquisa qualitativa que é caracterizada como multimetodológica. Usou como instrumento de coleta de dados a entrevista com alunos da EJA como lócus da pesquisa. As etapas constaram de levantamentos bibliográficos e entrevistas. As entrevistas foram ealizadas com alguns alunos do Programa TOPA (Todos Pela Alfabetização) em Ilhéus- BA, sempre relacionando os relatos com o embasamento teórico. Verificou-se que os alunos são detentores de muitas histórias de vida e expectativas em relação ao seu processo de escolarização, as condições de vida e conhecimentos são variadas, é desejável um professor com perfil para trabalhar na EJA que leve em conta a heterogeneidade de seus alunos, as características da vida adulta e os diferentes estilos de aprendizagem, um profissional que valorize a formação continuada.
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