“SELFIE” X “PANORAMA”: UM OLHAR SOCIOAMBIENTAL SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO
Palavras-chave:
Olhar Socioambiental, Instalação Pedagógica, Educação Ambiental, Selfie, PanoramaResumo
Um dos maiores desafios no contexto educacional atual é reinventar as práticas com relação à temática do meio ambiente a partir de uma visão socioambiental. É neste contexto que o presente trabalho se insere, com o objetivo de fomentar um olhar socioambiental no cenário teórico-prático da educação. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e análise de uma experiência com a metodologia de Instalação Pedagógica. Desta forma, primeiro faz-se uma discussão teórica pertinente à questão, evidenciando a profundidade da mesma por meio da metáfora de visão “selfie” de mundo x visão “panorama” de mundo. Em seguida, analisa-se como caminho potente a metodologia da Instalação Pedagógica, realizada pelos autores no ano de 2014, com foco no estímulo à sensorialidade e na ressignificação do conceito de paisagem e meio ambiente. Por fim, considera-se a necessidade de levantar mais vozes a favor de uma relação socioambiental sustentável, bem como aponta-se algumas questões a serem investigadas posteriormente.
Referências
AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac-Naify, 2004.
BARCELOS, Valdo. Educação ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BOFF, Leonardo. Um ethos para salvar a terra. In: CAMARGO, Aspásia; CAPOBIANCO, João Paulo Ribeiro; OLIVEIRA, Puppim de. (orgs.). Meio ambiente Brasil: avanços e obstáculos. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
CARSE, James P. Jogos finitos e infinitos: a vida como jogo e possibilidade. Trad. Claudia Gerpe Duarte. Rio de Janeiro: Record, 2003.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
EMÍDIO, Tereza. Meio ambiente e paisagem. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.
GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. 3. ed. Trad. Sandra Tabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2013.
LOPES, Leandro de S.; CONTE, Guilherme M.; CRUZ, Nina A. C.; CARDOSO, Irene M.; AMORIM JR., Paulo C. G. Troca de saberes: vivenciando metodologias participativas para a construção dos saberes agroecológicos. Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre/RS, Vol. 8, No. 2, Nov. 2013.
ODUM, Eugene P.; BERRETT, Gary W. Fundamentos da ecologia. Trad. Pégasus Sistemas e Soluções. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
VERNIER, Jacques. O meio ambiente. 9. ed. Trad. Marina Apenzeller. Campinas, SP: Papirus, 2007.
YUNES, Maria Angela Mattar; JULIANO, Maria Cristina. A bioecologia do desenvolvimento humanos e suas interfaces com educação ambiental. Cadernos de Educação, Pelotas, Vol. 37, p. 347-379, setembro/dezembro 2010.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. Diversidade socioambiental. In: RICARDO, Beto; CAMPANILI, Maura (orgs.). Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007.