Da intergenericidade e os gêneros textuais
uma análise de imagens que circulam na internet
Palavras-chave:
Gêneros; Intergenericidade; Anúncios.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar gêneros textuais que circulam na internet, abordando a intergenericidade presente nesses gêneros. Antes dessa análise fez-se uma discussão teórica sobre gêneros textuais com base em autores como Bakhtin (2011), Bazerman (2011), Dell'isola, (2007), Dornellas (2016), Lima-Neto & Araújo (2012), Marcuschi (2008), entre outros. Para o corpus de análise utilizamos cinco (05) imagens compostas de gêneros que circulam na internet, nas formas de placas de trânsito, cartaz de brinquedoteca, caça-palavras, lista de esportes e cupom fiscal, com função de anúncios de motéis, contos e campanha contra o consumo de álcool na direção. A abordagem utilizada para a compreensão e análise dos dados foi qualitativa. Observou-se que a interação presente entre os gêneros textuais faz com que surja um novo gênero através da relação existente entre eles, na qual forma e função podem ser relacionados satisfatoriamente, um complementando o outro e auxiliando na interpretação. Uma grande variedade de textos pode ser observada na sociedade atual, cada um com suas funções e estruturas variadas, pois cada gênero textual tem um objetivo específico e linguagem variável. Uma característica fundamental observada em todos os gêneros é a busca pela comunicação, o repasse da mensagem ao qual foi designado; percebeu-se que há uma relação perceptível existente entre os mais variados gêneros textuais, por meio da qual os mesmos misturam-se uns aos outros, assumindo um a função do outro, configurando o fenômeno de intergenericidade.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, [1929] 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov, introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: MWF Martins Fontes, 2011.
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Texto, gêneros do discurso e ensino. In: BRANDÃO, Helena Nagamine (Org.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 17-45.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTRO, Gisely Gonçalves. A intergenericidade em artigo opinativo. Revista Investigações. Vol. 27, nº 2, s.p., julho/2014.
DELL'ISOLA, Regina Lúcia Péret. Intergenericidade e agência: quando um gênero é mais do que um gênero. In: Anais do 4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Santa Catarina, págs. 1695-1707, 2007.
DORNELLAS, Vaneide Correa. O conceito de gênero textual e o trabalho com diferentes tipos de textos em sala de aula. Olhares e trilhas. Vol. 18, nº 3, págs. 137-164,2006.
KOCH, Ingedore; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: Diálogos possíveis. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
KOCH, Ingedore Vilaça & Vanda Maria ELIAS. 2009. Ler e escrever: Estratégias de produção textual. São Paulo: Editora Contexto. 220 p.
LIMA-NETO Vicente de; ARAÚJO, Julio Cesar. Por uma rediscussão do conceito de intergenericidade. Linguagem em (Dis)curso. Vol. 12, n. 1, p. 273-297, jan./abr. 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. A produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SWALES, John Malcolm. Genre Analysis. English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).