Procedimentos de Produção e Recepção do Gênero Carta: Análise de Dois Livros Didáticos de Língua Portuguesa
Resumo
No sentido de contribuirmos com as práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas no ambiente escolar de educação básica, nossa pesquisa se concentra nas propostas dos processos de produção e recepção do gênero carta inscritas em dois livros didáticos de Língua Portuguesa. Entendemos a necessidade de abordar tal gênero, uma vez que é a base para que o e-mail, a petição, carta do leitor entre outros gêneros surjam. Para tanto, consideramos pesquisas que são referências no que diz respeito ao gênero e ao material didático em questão. Lançamos mão, dessa forma, dos estudos de Bunzen (2000; 2001) e Rojo e Batista (2003), a fim de discutirmos o livro didático e Bazerman (2006), autor que propõe um olhar histórico a respeito dos gêneros e um recorte especial para tratar da carta. Os referenciais citados contribuem para que embasemos a análise dos objetos escolhidos, objetivo principal de nosso estudo. Os caminhos percorridos nos levaram a considerar que os livros didáticos, ao proporem os usos da carta como meio de contato entre estudantes e sujeitos distantes de seus contextos, proporcionam o desenvolvimento daqueles quanto às atitudes comunicacionais tomadas em sociedade.
Referências
______. O antigo e o novo testamento: livro didático e apostila escolar. Ao pé da letra, Vol. 3. N. 1. p. 35-46, 2001.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Tradução de Judith Chambliss Hoffnagel. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. Tradução de: Textual genres, typification and interaction.
CAMPOS, E.; CARDOSO, P. M.; ANDRADE, S. L. Viva Português, Ensino Médio. Vol. 3. Londrina: Ática, 2010.
DELMANTO, D.; CARVALHO, L. B. Jornadas.port - Língua Portuguesa, 6º ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 13-67, 2004.
ROJO, R.; BATISTA, A. G. (ORG.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).