Procedimentos de Produção e Recepção do Gênero Carta: Análise de Dois Livros Didáticos de Língua Portuguesa

Autores

  • Guilherme Primo Mendonça Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

No sentido de contribuirmos com as práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas no ambiente escolar de educação básica, nossa pesquisa se concentra nas propostas dos processos de produção e recepção do gênero carta inscritas em dois livros didáticos de Língua Portuguesa. Entendemos a necessidade de abordar tal gênero, uma vez que é a base para que o e-mail, a petição, carta do leitor entre outros gêneros surjam. Para tanto, consideramos pesquisas que são referências no que diz respeito ao gênero e ao material didático em questão. Lançamos mão, dessa forma, dos estudos de Bunzen (2000; 2001) e Rojo e Batista (2003), a fim de discutirmos o livro didático e Bazerman (2006), autor que propõe um olhar histórico a respeito dos gêneros e um recorte especial para tratar da carta. Os referenciais citados contribuem para que embasemos a análise dos objetos escolhidos, objetivo principal de nosso estudo. Os caminhos percorridos nos levaram a considerar que os livros didáticos, ao proporem os usos da carta como meio de contato entre estudantes e sujeitos distantes de seus contextos, proporcionam o desenvolvimento daqueles quanto às atitudes comunicacionais tomadas em sociedade.

Biografia do Autor

Guilherme Primo Mendonça, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

E-mail: guiprimo@hotmail.com. Mestrando em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pelo PPGEN da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Graduado em Letras - Vernáculas pela Universidade Estadual do Paraná.

Referências

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Publicado

2018-01-10

Como Citar

Mendonça, G. P. (2018). Procedimentos de Produção e Recepção do Gênero Carta: Análise de Dois Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Porto Das Letras, 3(1), 112–124. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/3802

Edição

Seção

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS