Da intergenericidade e os gêneros textuais
uma análise de imagens que circulam na internet
Mots-clés :
Gêneros; Intergenericidade; Anúncios.Résumé
Este estudo teve como objetivo analisar gêneros textuais que circulam na internet, abordando a intergenericidade presente nesses gêneros. Antes dessa análise fez-se uma discussão teórica sobre gêneros textuais com base em autores como Bakhtin (2011), Bazerman (2011), Dell'isola, (2007), Dornellas (2016), Lima-Neto & Araújo (2012), Marcuschi (2008), entre outros. Para o corpus de análise utilizamos cinco (05) imagens compostas de gêneros que circulam na internet, nas formas de placas de trânsito, cartaz de brinquedoteca, caça-palavras, lista de esportes e cupom fiscal, com função de anúncios de motéis, contos e campanha contra o consumo de álcool na direção. A abordagem utilizada para a compreensão e análise dos dados foi qualitativa. Observou-se que a interação presente entre os gêneros textuais faz com que surja um novo gênero através da relação existente entre eles, na qual forma e função podem ser relacionados satisfatoriamente, um complementando o outro e auxiliando na interpretação. Uma grande variedade de textos pode ser observada na sociedade atual, cada um com suas funções e estruturas variadas, pois cada gênero textual tem um objetivo específico e linguagem variável. Uma característica fundamental observada em todos os gêneros é a busca pela comunicação, o repasse da mensagem ao qual foi designado; percebeu-se que há uma relação perceptível existente entre os mais variados gêneros textuais, por meio da qual os mesmos misturam-se uns aos outros, assumindo um a função do outro, configurando o fenômeno de intergenericidade.
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