Os gêneros discursivos como ferramentas educacionais para desenvolver a competência leitora crítica
Resumo
Os gêneros discursivos são formas convencionais de se produzir discursos, moldados pelas práticas sociais e culturais de uma determinada comunidade. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a relação entre gêneros discursivos e formação leitora, destacando a importância do conhecimento dos diferentes gêneros discursivos para a formação de leitores críticos e proficientes, a partir da problemática de abordagem dos gêneros discursivos nas práticas pedagógicas em sala de aula, através das vivências de leitura. Visto que a não abordagem acerca deles pode contribuir para a perpetuação de desigualdades sociais e culturais, uma vez que o conhecimento dos diferentes gêneros discursivos é fundamental para o acesso a diferentes esferas de atividade social. Diante disso, metodologicamente, esse estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de um levantamento bibliográfico e documental, com base em um delineamento exploratório, o qual sustenta esta discussão ancorada às ideias de Bakhtin (2011), bem como aos pressupostos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (2018), Koch e Elias (2022) e Kleiman (2013), entre outros. Por fim, os resultados alcançados apresentam que este objeto de estudo pode contribuir para a compreensão da relação entre linguagem, cultura e educação, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas, e como essas percepções e atitudes podem influenciar a formação leitora dos estudantes no contexto escolar.
Referências
AGUIAR, V. T. O leitor competente à luz da teoria da literatura. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 124, v. 5/6, p. 23-34, jan./mar. 1996.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 279-326.
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Novas Fronteiras, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC. 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos). Brasília, 1998.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 44. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 74. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
KLEIMAN, Â. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2013.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed., 15. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022.
LUCKESI, C.; COSMA, J.; BAPTISTA, N. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola, 2008.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
SILVA, E. T. da. A leitura no contexto escolar. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=007. Acesso em: 21 jul. 2023.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).