Os gêneros discursivos como ferramentas educacionais para desenvolver a competência leitora crítica

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Resumo

Os gêneros discursivos são formas convencionais de se produzir discursos, moldados pelas práticas sociais e culturais de uma determinada comunidade. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a relação entre gêneros discursivos e formação leitora, destacando a importância do conhecimento dos diferentes gêneros discursivos para a formação de leitores críticos e proficientes, a partir da problemática de abordagem dos gêneros discursivos nas práticas pedagógicas em sala de aula, através das vivências de leitura. Visto que a não abordagem acerca deles pode contribuir para a perpetuação de desigualdades sociais e culturais, uma vez que o conhecimento dos diferentes gêneros discursivos é fundamental para o acesso a diferentes esferas de atividade social. Diante disso, metodologicamente, esse estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de um levantamento bibliográfico e documental, com base em um delineamento exploratório, o qual sustenta esta discussão ancorada às ideias de Bakhtin (2011), bem como aos pressupostos apresentados pela Base Nacional Comum Curricular (2018), Koch e Elias (2022) e Kleiman (2013), entre outros. Por fim, os resultados alcançados apresentam que este objeto de estudo pode contribuir para a compreensão da relação entre linguagem, cultura e educação, para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas, e como essas percepções e atitudes podem influenciar a formação leitora dos estudantes no contexto escolar.

Biografia do Autor

Fabíola Gonçalves, Universidade Estadual da Paraiba

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora do Departamento de Educação da UEPB, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores – PPGFP da UEPB. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UFPE. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem, Leitura e Letramento – GEPELLL – DGp – CNPq, Membro do GT 59 Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia – ANPPEP. Membro do GT 20 Psicologia da Educação da Associação Nacional do Pesquisadores em Educação ANPEd. Membro do Colégio Doutoral Grupo Tordesilhas Sociedades, Linguagens e Culturas (CDT-LSC)

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Souza Alves, E., & Gonçalves, F. (2023). Os gêneros discursivos como ferramentas educacionais para desenvolver a competência leitora crítica. Porto Das Letras, 9(Especial), 184–200. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/16852

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira