Currículo e Realidade: uma análise sobre o ensino de Língua Inglesa em escolas rurais na região do Bico do Papagaio

Autores

  • Ana Lourdes Sousa Pereira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Cícero da Silva Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT https://orcid.org/0000-0001-6071-6711

Resumo

Este artigo é recorte do trabalho de pesquisa de dissertação realizado por uma professora de Língua Inglesa na educação básica rural de duas cidades no Maranhão, que examina documentos curriculares e diretrizes educacionais em níveis nacional, estadual e institucional à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O estudo está ancorado na Linguística Aplicada, com foco na Educação do Campo e na formação de professores de Língua Inglesa. Além de fornecer um contexto histórico da Educação do Campo e do ensino de Língua Inglesa no Brasil, o trabalho destaca a importância do currículo nas áreas rurais. A pesquisa incluiu a análise de documentos nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (BRASIL, 1996) e o Plano Nacional de Educação (2014). Os resultados revelam que o acesso à educação em Língua Inglesa contextualizada para os habitantes rurais tem sido historicamente negligenciado devido à falta de políticas públicas direcionadas a esse público. Esse problema é resultado de décadas de descaso, desumanização dos camponeses e conflitos territoriais. O trabalho destaca ainda as lacunas nos currículos e nas realidades escolares rurais brasileiras, visando à conscientização e à mudança desse cenário.

Biografia do Autor

Ana Lourdes Sousa Pereira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela UEMASUL, é especialista em Didática do Ensino Superior pela UNINTER e ainda em Educação, Cidadania e Meio Ambiente pelo IFMA. Mestra em Letras: Ensino de Línguas e Literatura (UFNT), Professora Substituta lotada no curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas na UEMASUL de Imperatriz (MA), Professora Efetiva da Zona Rural de Imperatriz (MA). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas (GEPLALA/UEMASUL). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Ensino de LI na escola pública, letramento e multiletramentos. Tem experiência no ensino de Língua Inglesa em todas as faixas etárias, nos Ensinos Fundamentais I, II, Educação Infantil, Educação Técnica e EJA. Já com o ensino da Língua Portuguesa, possui experiência no Ensino Fundamental II e EJA.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor e Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É graduado em Letras - Português-Inglês pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/IBILCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PDJ/CNPq. É Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Códigos e Linguagens - Artes e Música e no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). Editor-chefe da revista EntreLetras e editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo. É líder do Grupo de Estudos em Educação, Linguagem e Letramento (GEELL/UFNT/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Práticas de leitura e escrita em contexto digital (UNESP/CNPq). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação do Campo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua portuguesa, gêneros do discurso, material didático, letramentos, práticas pedagógicas em Educação do Campo (Pedagogia da Alternância). É membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) e da Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Pereira, A. L. S., & Silva, C. da. (2023). Currículo e Realidade: uma análise sobre o ensino de Língua Inglesa em escolas rurais na região do Bico do Papagaio. Porto Das Letras, 9(Especial), 289–309. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17376

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira