Gêneros textuais e docência compartilhada, uma prática ao auxílio do processo ensino e aprendizagem
Palavras-chave:
Gêneros textuais; Docência compartilhada; Ensino-aprendizadoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições do uso de gêneros textuais, na docência compartilhada, em um turma de 1º ano, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. O método submetido é a pesquisa-ação em uma abordagem qualitativa. A metodologia se dá com a aplicação de três textos – crônica Vida em Manchetes, Luís Fernando Veríssimo, o conto Oração do Milho, Cora Coralina e o romance Vidas Secas, capítulo Contas, Graciliano Ramos –, a sequência didática de Schneuwly e Dolz (2004) foi tomada como modelo e norteou esse processo. A execução das atividades pedagógicas se deu em três momentos – total de doze aulas –, cada gênero textual teve a participação de dois grupos de professores, área do ensino médio e técnica. Assim, como observado pelos teóricos da linguística textual e os PCN’s (1997), que o ensino de língua portuguesa é por meio de textos, percebe-se na docência compartilhada, que o texto é fundamental para a aprendizagem do educando em qualquer disciplina, seja da área técnica ou não. Percebe-se que o ensino com gêneros textuais é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizado do educando. Afinal, o trabalho em sala de aula com os diversos gêneros contribui para o aluno ter acesso à língua em funcionamento, o que permite ao aprendiz maiores condições para receber e produzir diversos textos, constituídos em áreas diversas do conhecimento.
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