Gêneros textuais e docência compartilhada, uma prática ao auxílio do processo ensino e aprendizagem

Autores

  • Cleber Cezar da Silva Instituto Federal Goiano

Palavras-chave:

Gêneros textuais; Docência compartilhada; Ensino-aprendizado

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições do uso de gêneros textuais, na docência compartilhada, em um turma de 1º ano, do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. O método submetido é a pesquisa-ação em uma abordagem qualitativa. A metodologia se dá com a aplicação de três textos – crônica Vida em Manchetes, Luís Fernando Veríssimo, o conto Oração do Milho, Cora Coralina e o romance Vidas Secas, capítulo Contas, Graciliano Ramos –, a sequência didática de Schneuwly e Dolz (2004) foi tomada como modelo e norteou esse processo. A execução das atividades pedagógicas se deu em três momentos – total de doze aulas –, cada gênero textual teve a participação de dois grupos de professores, área do ensino médio e técnica. Assim, como observado pelos teóricos da linguística textual e os PCN’s (1997), que o ensino de língua portuguesa é por meio de textos, percebe-se na docência compartilhada, que o texto é fundamental para a aprendizagem do educando em qualquer disciplina, seja da área técnica ou não.  Percebe-se que o ensino com gêneros textuais é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizado do educando. Afinal, o trabalho em sala de aula com os diversos gêneros contribui para o aluno ter acesso à língua em funcionamento, o que permite ao aprendiz maiores condições para receber e produzir diversos textos, constituídos em áreas diversas do conhecimento.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução: Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14ª ed. São Paulo-SP: Hucitec, 2010.

BELL, Judith. Abordagens de pesquisa. In: ______. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4. ed. Porto Alegre-RS: Artmed/Bookman, 2017, p. 13-30

BRASIL. Parâmetros curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: terceiro e quarto cilcos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília-DF. MEC/SEF, 1998.

______. Parâmetros curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília-DF. MEC/SEF, 1997.

CURTO, Lluís Maruny. Escrever e ler: Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. Porto Alegre-RS: Artmed, 2000.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

FERNÁNDEZ, Samuel. La Educación Adaptativa como Respuesta a la Diversidad. In: Signos. Teoría y práctica de la educación, 8/9 Enero/Junio de 1993. Páginas 128-139. ISSN: 1131-8600. Disponível em <http://www.quadernsdigitals.net>. Acesso em: agos. 2018.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. A pedagogia da pesquisa-ação. In: ______. Questões de método da pesquisa em educação. São Paulo-SP: Cortez, 2008, p. 211-218.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. (Orgs.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed., São Paulo-SP: Parábola, 2011, p. 19-36.

______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo-SP: Editora Parábola, 2008.

______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro-RJ: Lucerna, 2002.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnográfica e o estudo de caso. In: ______. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo-SP: EPU, 1986, p. 11–24.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e leitura. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: ______ (Orgs.) Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004, p. 71-91.

TRAVERSINI, Clarice Salete. Currículo e avaliação na contemporaneidade: há lugar para a diferença em tempos de imperativo dos números? In: X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo – 4,5 e 6 de setembro de 2012. Belo Horizonte-MG: FAE- UFMG, 2012.

______ (Org.). Processos de inclusão e docência compartilhada no III ciclo. Educação em Revista, Belo Horizonte-MG, v. 28, n. 02, p.259-282, jun. 2012.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

Cezar da Silva, C. (2020). Gêneros textuais e docência compartilhada, uma prática ao auxílio do processo ensino e aprendizagem . Porto Das Letras, 6(especial), 168–181. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/8719

Edição

Seção

Metalinguagens: língua, ensino e sociedade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)